close

Gestão profissional de fundos reduz riscos

Planejamento feito por equipe de especialistas busca máximo de retorno com segurança

Gestão profissional

Diversificação e planejamento garantem retorno com menos riscos / Foto: Getty Images

mercado de ações é conhecido por suas oscilações. Uma das maneiras mais eficientes de buscar ganhos na Bolsa em meio à volatilidade é contar com uma gestão profissional dos fundos de investimentos.

Esse caminho é simples: o investidor coloca parte dos seus recursos na mão de uma equipe de especialistas que busca obter o máximo de retorno com risco adequado.

A opção mais conhecida para isso são os fundos tradicionais de investimentos em ações, chamados de fundos long only, termo em inglês que significa ‘apenas comprado’.

Essa expressão é famosa no mercado e designa posições que lucram com a alta dos ativos e apresentam perdas com a queda deles. Ou seja, ao aplicar em um fundo long only, o investidor espera que os ganhos sejam gerados pela valorização das ações escolhidas pelos gestores.

A Safra Asset é responsável por diversos produtos nessa classe, como o fundo Safra Ações Livre, que promove uma gestão ativa baseada na seleção criteriosa de empresas que contam com fundamentos sólidos. 

Mas a estratégia long only não é a única possibilidade oferecida pelos fundos que investem em ações. Produtos importantes na diversificação da carteira, os fundos long biased e os fundos long & short também operam na Bolsa, mas com perfis de risco e objetivos distintos.

Long & short

Os fundos classificados como long & short são tão diferentes que costumam utilizar como referência o CDI, e não o Ibovespa. Eles em geral dividem o patrimônio em duas partes: uma comprada (long), como fazem os fundos de ações tradicionais, e outra parte vendida (short), que se comporta de maneira inversa, lucrando com a desvalorização dos papéis. Essas operações são realizadas de forma simultânea e o resultado vem da diferença entre as posições.  

Quando as operações compradas têm o mesmo tamanho das operações vendidas e a exposição líquida é zero, a estratégia é chamada de long & short neutro, um bom exemplo é o Safra Kepler. Já se o gestor puder optar por aumentar uma parte em detrimento de outra, mudando assim a exposição líquida do fundo, trata-se da estratégia long & short direcional.

A calibragem pode se basear em diferentes fatores. Quando acredita que o momento do mercado é positivo, por exemplo, o fundo pode elevar a posição comprada. Além disso, a composição dos dois portfólios também varia. É possível montar as posições a partir do fundamento das empresas, ou explorar assimetrias e distorções entre ações de uma mesma companhia ou dentro de um setor.

Com essa abordagem, os fundos long & short buscam entregar retornos em diferentes ambientes, seja de mercado em alta ou em baixa. Já o grau de risco varia de acordo com o grau de exposição e de alavancagem dos fundos.

Long biased

Uma categoria importante para aqueles que desejam investir em ações, mas com uma gestão que busque suavizar as oscilações do mercado, é a de fundos long biased. Nela, os profissionais responsáveis pelos investimentos podem, com base em seus cenários, ficar mais comprados em ações quando a expectativa é de alta, ou mais vendidos quando preveem uma queda. Desse modo, é possível buscar resultados, independentemente dos movimentos dos ativos.

Mas de modo diferente da estratégia long & short, a exposição líquida neste caso é maior – como o nome diz, há um viés comprado.

São os ajustes nas posições realizados por profissionais experientes que permitiram ao fundo long biased do Safra mitigar os efeitos da pandemia neste ano. Com uma gestão ativa tanto na seleção das empresas, quanto no gerenciamento dos riscos, o Safra Arquimedes conseguiu não apenas limitar as perdas com a crise do coronavírus, como também potencializar os retornos durante o movimento de recuperação dos ativos.

Veja também:
> União da inteligência artificial com experiência na gestão faz fundo quantitativo ganhar tração na crise 
> Entenda como a gestão ativa pode melhorar seus retornos na renda fixa

Assim, o fundo busca diferentes formas de diversificação, não só para otimizar os rendimentos, mas também para propiciar uma maior defesa em momentos de forte volatilidade.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra