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Google pagará multa de 220 milhões de euros na França

Valor é parte de acordo com reguladores franceses em caso antitruste inédito em todo o mundo, envolvendo publicidade digital

Sede do Google, nos Estados Unidos, cuja multa na França chega a mais de R$ 1,3 bilhão

Acordo com o Google é parte de uma onda de fiscalização antitruste da Europa contra grandes empresas de tecnologia | Foto: Divulgação

O Google, da Alphabet, vai pagar uma multa de 220 milhões de euros – R$ 1,3 bilhão – à Justiça da França em um processo inédito de antitruste (desmonte de monopólios e cartéis).

O valor é parte do acordo firmado com reguladores franceses, após as autoridades alegarem que a empresa abusou de seu papel de liderança no setor de publicidade digital.

A autoridade de concorrência da França disse nesta segunda-feira, 7, que, além de impor a multa, aceitou outros compromissos propostos pelo Google para resolver o caso.

As ações incluem promessas de tornar mais fácil para os concorrentes usarem suas ferramentas de publicidade online. Os compromissos serão obrigatórios por três anos.

Servidor gerou multa ao Google

Como parte do processo, a autoridade de concorrência francesa alegou que o servidor de publicidade da empresa – historicamente conhecido como DoubleClick for Publishers deu à casa de leilões de anúncios online do Google, AdX, vantagem em certames de publicidade, em parte por fornecer informações sobre lances rivais.

O DoubleClick for Publishers é usado pela maioria dos grandes editores online para colocar espaço publicitário à venda.

“Essas práticas foram particularmente sérias devido ao seu poderoso impacto sobre os intermediários de publicidade online”, disse Isabelle de Silva, chefe da autoridade de concorrência francesa, em uma entrevista coletiva na segunda-feira.

O regulador informou que o Google assumiu cinco compromissos gerais como parte do acordo. Eles incluem não permitir que o AdX use lances dos concorrentes para otimizar seus próprios lances e dar aos servidores de anúncios rivais acesso igual aos dados sobre leilões de publicidade.

Um observador independente será responsável por monitorar a conformidade do Google e apresentará um relatório aos reguladores franceses.

Big Techs na mira

O acordo que gerou a expressiva multa ao Google é parte de uma onda mais ampla de fiscalização antitruste contra grandes empresas de tecnologia, as chamadas Big Techs, dos dois lados do Oceano Atlântico.

Na semana passada, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram abertura investigações antitruste formais no recurso de anúncios classificados do Facebook, apelidado de Marketplace.

A UE também entrou com ações antitruste contra a Apple e Amazon.com. As empresas negam irregularidades e contestam as acusações. (AE)

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