Governo de SP endurece restrições para o Estado
A partir de segunda, 25, serviços não essenciais ficarão fechados entre 20h e 6h (dias úteis) e aos finais de semana e feriados
22/01/2021O governo do Estado de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira, 22, novas medidas de combate à pandemia de covid-19. O anúncio foi feito em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.
O governo aumentou as restrições do Plano São Paulo, que dá diretrizes sobre o funcionamento do comércio e serviços essenciais aos municípios de todo o estado. As regras mais duras vão valer a partir de segunda-feira, 25.
A atualização colocou sete regiões do Estado na fase vermelha. As outras nove regiões se encontram na fase laranja, que restringe apenas o funcionamento de bares.
A fase vermelha, que restringe a abertura do comércio não essencial, valerá para todos os municípios durante os dias úteis, entre 20h e 6h, e de forma permanente aos finais de semana e feriados.
Fora das condições citadas, as cidades seguirão a classificação dada pelo governo estadual para a sua região.
Sobre a educação, as escolas estão autorizadas a abrir, porém, a presença dos alunos não será obrigatória.
Abertura de leitos e hospital de campanha
O governo de SP anunciou que vai reabrir o Hospital de Campanha de Heliópolis, na zona sul da capital.
A administração também prometeu abrir mais de 750 leitos em todo o estado para cuidar dos infectados até o dia 25 de fevereiro.
Além disso, foi dada a recomendação aos hospitais públicos de cancelar todas as cirurgias eletivas.
Números da pandemia
Segundo o governo de São Paulo, o estado vacinou até o momento quase 78 mil pessoas. Foi disponibilizado um “vacinômetro“, que mostra o número de vacinados em tempo real.
A ocupação dos leitos de UTIs no estado está 71,6%. A média de diária de mortes é de 218.
O Estado de SP também contabiliza 1.679.759 casos de infecção por covid-19. O total de pessoas mortas chegou a 51.192.