close

Green Friday, o movimento contra o consumismo da Black Friday

Movimento em favor do consumo consciente lança o Green Friday, em oposição à Black Friday e às compras de supérfluos por impulso

green day

A ONG se baseia no argumento de que toda forma de consumo traz consequências para o meio ambiente e para a sociedade. | Foto: Getty Images

O Instituto Akatu, organização que defende o consumo consciente, lançou um movimento para sensibilizar consumidores a evitar compras supérfluas durante a Black Friday.

Denominada Green Friday, a ação foi criada para enfrentar a onda de consumismo do comércio de final do ano, desencadeado por promoções de Natal e Black Friday.

O movimento de consumo consciente é contra o excesso de consumo e o desperdícios, e propõe uma reflexão sobre o impacto do consumismo no meio ambiente e na sociedade.

A ONG se baseia no argumento de que toda forma de consumo traz consequências para o meio ambiente e para a sociedade.

Em uma data como a Black Friday, o consumo estimulado e exacerbado faz com que o “barato de hoje possa sair caro amanhã”, diz o instituto Akatu.

A iniciativa Primeiros Passos, do instituto, traz orientações para que os consumidores trilhem sua jornada de consumo de modo a evitarem exageros no período das promoções.

Green Friday sugere reflexão contra consumismo da Black Friday

A primeira orientação é sobre a necessidade da compra, considerando impactos financeiros para o meio ambiente e a sociedade. “Evite o consumo por impulso, pense sobre os motivos que despertam seu desejo de compra e se há algo que a torna de fato necessária”, diz o guia.

Outra sugestão é repensar as compras online, dando um tempo com outra atividade antes de finalizar a compra e pensar se aquela é uma necessidade real.

Outra orientação é não salvar os cartões nas plataformas de compra, a fim de evitar as compras por impulso, porque, quando salvos, facilitam a compra desnecessária.

“Caso decida fazer uma compra, busque produtos com menor pegada de carbono: você pode comparar as emissões associadas à produção de itens similares na plataforma CoClear e, assim, poderá optar por aquele cujo impacto negativo é menor”, diz o guia.

O controle das finanças pessoais e o aprendizado de como lidar com o próprio dinheiro é essencial para conseguir escapar mais facilmente de uma compra por impulso. “Aplicativos (apps) como o GuiaBolso e o Organizze ajudam a evitar compras desnecessárias e limitar gastos”, informa o Akatu.

Outra orientação é evitar que emoções negativas sejam o motivo das compras, cultivando outros métodos para lidar com essas emoções, como passar um tempo com amigos e familiares ou qualquer outro hobby.

O instituto ainda orienta para, ao comprar, dar preferência a empresas que aderem ao movimento que propõe um consumo mais consciente e sustentável por meio da oferta de produtos que geram menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

Dia de Doar

Para estimular os compradores na busca por um consumo mais consciente, o Instituto Akatu se une a diversas organizações sociais no Dia de Doar.

A iniciativa defende um País mais solidário e incentiva pessoas e empresas a apoiarem causas e organizações sociais no período da Black Friday, fazendo doações em dinheiro a partir de R$ 20,00

“As contribuições serão direcionadas ao Edukatu, plataforma de aprendizagem gratuita que leva conteúdos exclusivos sobre consumo consciente e sustentabilidade para mais de sete mil escolas e 42 mil alunos em todo o país. O valor arrecadado será usado para a realização de oficinas de capacitação de professores, a produção de novos conteúdos educativos e o engajamento de novas turmas do Ensino Fundamental.” (Agência Brasil)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra