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Grupo Pão de Açúcar tem potencial de crescimento em cenário de recuperação

Um dos principais varejistas de alimentos no país, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) tem recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 23,00

GPA

Grupo Pão de Açúcar se beneficia com crescimento contínuo da divisão de atacarejo | Foto: Getty Images

O Banco Safra manteve a classificação de compra para o Grupo Pão de Açucar (PCAR3), que se deve ao bom crescimento apresentado em termos de valuation. Já a abordagem da soma das partes (“SOTP”) sugere uma grande assimetria, portanto, parece provável que a administração busque uma reestruturação corporativa para desbloquear valor que poderia beneficiar seus acionistas, segundo a análise do Safra.

Além dos desafios operacionais (vendas em mesmas lojas, abertura de lojas e melhoria de margem), há preocupações de governança corporativa relacionadas ao seu grupo controlador (Casino – o mesmo da ASAI), especialmente considerando a probabilidade de operações de reestruturação societária para liberar valor.

Saiba mais

Vale a pena investir nas ações PCAR3?

Cenário de recuperação macroeconômica e juros é positivo;
Valuation segue atrativo;
Crescimento contínuo da divisão de atacarejo;
Renovação das operações de varejo, gerando retornos crescentes;
Perspectivas operacionais positivas e potencial entrada de ativos maduros.

Quais os principais riscos de PCAR3?

Mercado multivarejo muito competitivo;
Desaceleração da economia global;
Interrupção da agenda de reformas no Brasil e aumento da taxa de juros;
Queda acentuada no preço de commodities e subsequente deflação de alimentos;
Competição irracional levando a uma erosão de margens e retornos menores;
Governança corporativa.

Sobre o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)

Fundado em 1948, em São Paulo, o GPA, empresa varejista do Grupo Casino, está presente em todas as regiões do Brasil. É dona de várias das principais marcas do setor no Brasil, com um portfóilio que inclui negócios como Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Assaí.

Trata-se do maior grupo de varejo alimentar na América do Sul, com um portfólio diversificado de bandeiras e marcas líderes no Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai. O GPA teve aprovação para o processo de spin-off da operação de cash & carry, que permitiu ao Assaí se tornar independente, potencializando o crescimento em seus mercados de atuação.

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