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Heineken e Coca-Cola fazem acordo e encerram disputa

As empresas anunciaram uma “suave transição” das marcas Heineken e Amstel para a rede de distribuição da Heineken

Heineken E Coca-Cola

Empresas anunciaram acordo de distribuição que passa a valer no segundo semestre de 2021 | Foto: Getty Images

As companhias Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Sistema Coca-Cola Brasil chegaram a um acordo para redesenhar sua parceria de distribuição no Brasil.

O acordo encerra uma disputa judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo. A Coca-Cola acusava a Heineken de não cumprir com obrigações contratuais na distribuição de suas bebidas alcoólicas pelo sistema Coca-Cola.

A partir do segundo semestre deste ano, as empresas iniciarão uma “suave transição das marcas Heineken e Amstel para a rede de distribuição do Grupo Heineken no Brasil”.

O Sistema Coca-Cola continuará a oferecer Kaiser, Bavaria e Sol. Este portfólio ainda será complementado com a marca premium Eisenbahn e outras marcas internacionais, de acordo com o comunicado.

Coca-Cola poderá vender outras cervejas

A negociação, segundo informa a Heineken, “foi construída a partir de uma base histórica sólida e realinha os interesses de todas as partes para o futuro”.

O Sistema Coca-Cola Brasil ainda poderá vender e distribuir outras cervejas e bebidas alcoólicas, respeitando uma proporção do portfólio do Grupo Heineken. Essa proporção não foi divulgada.

Da mesma forma, o grupo cervejeiro poderá explorar outras oportunidades no segmento não alcoólico.

Ainda nesta semana, o Bradesco BBI havia publicado relatório no qual falava da possibilidade de as engarrafadoras da Coca-Cola no Brasil comprarem as marcas Kaiser e Bavaria em uma operação estimada em cerca de R$ 1,9 bilhão.

O acordo deve valer até 31 de dezembro de 2026, com possibilidade de renovação automática pelo período subsequente de cinco anos.

O contrato está sujeito às aprovações regulatórias cabíveis e, como parte da negociação, as empresas concordaram em encerrar todos os litígios entre elas relativos a acordos de distribuição anteriores.

Parceria começou em 1990

A parceria entre as empresas começou em 1990 e estreitada em 2010 quando a holandesa comprou 100% da Kaiser, marca criada em 1984 por distribuidores brasileiros da Coca com o intuito de inserir uma cerveja ao portfólio de produtos.

A Bavaria, antiga subsidiária da Kaiser, foi comprada pela Heineken em dezembro de 2016, o que foi considerado pela Coca-Cola como uma “artimanha”, segundo a petição inicial na Justiça de São Paulo. (Com AE)

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