Heineken e Coca-Cola fazem acordo e encerram disputa
As empresas anunciaram uma "suave transição" das marcas Heineken e Amstel para a rede de distribuição da Heineken
25/02/2021As companhias Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Sistema Coca-Cola Brasil chegaram a um acordo para redesenhar sua parceria de distribuição no Brasil.
O acordo encerra uma disputa judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo. A Coca-Cola acusava a Heineken de não cumprir com obrigações contratuais na distribuição de suas bebidas alcoólicas pelo sistema Coca-Cola.
A partir do segundo semestre deste ano, as empresas iniciarão uma “suave transição das marcas Heineken e Amstel para a rede de distribuição do Grupo Heineken no Brasil”.
O Sistema Coca-Cola continuará a oferecer Kaiser, Bavaria e Sol. Este portfólio ainda será complementado com a marca premium Eisenbahn e outras marcas internacionais, de acordo com o comunicado.
Coca-Cola poderá vender outras cervejas
A negociação, segundo informa a Heineken, “foi construída a partir de uma base histórica sólida e realinha os interesses de todas as partes para o futuro”.
O Sistema Coca-Cola Brasil ainda poderá vender e distribuir outras cervejas e bebidas alcoólicas, respeitando uma proporção do portfólio do Grupo Heineken. Essa proporção não foi divulgada.
Da mesma forma, o grupo cervejeiro poderá explorar outras oportunidades no segmento não alcoólico.
Ainda nesta semana, o Bradesco BBI havia publicado relatório no qual falava da possibilidade de as engarrafadoras da Coca-Cola no Brasil comprarem as marcas Kaiser e Bavaria em uma operação estimada em cerca de R$ 1,9 bilhão.
O acordo deve valer até 31 de dezembro de 2026, com possibilidade de renovação automática pelo período subsequente de cinco anos.
O contrato está sujeito às aprovações regulatórias cabíveis e, como parte da negociação, as empresas concordaram em encerrar todos os litígios entre elas relativos a acordos de distribuição anteriores.
Parceria começou em 1990
A parceria entre as empresas começou em 1990 e estreitada em 2010 quando a holandesa comprou 100% da Kaiser, marca criada em 1984 por distribuidores brasileiros da Coca com o intuito de inserir uma cerveja ao portfólio de produtos.
A Bavaria, antiga subsidiária da Kaiser, foi comprada pela Heineken em dezembro de 2016, o que foi considerado pela Coca-Cola como uma “artimanha”, segundo a petição inicial na Justiça de São Paulo. (Com AE)