Home office flex é nova tendência do mercado
Estudo mostra empresas e trabalhadores brasileiros preferem o modelo híbrido de trabalho, presencial e remoto
09/02/2021
Mais de 93% dos brasileiros querem ter ao menos um dia de home office para sempre, diz MIT Technology Review | Foto: Getty Images
Uma das grandes mudanças no estilo de vida da sociedade que veio e deve ficar para o futuro na esteira da pandemia de covid-19 foi o trabalho remoto – o popular home office.
O movimento de empresas extinguindo a obrigatoriedade do trabalho presencial para algumas áreas, como Twitter, LafargeHolcim (maior do mundo de materiais de construção) e até a Petrobras leva a crer que a tendência se consolidou.
No entanto, será o home office ganhará tração à medida que a pandemia arrefecer com a vacinação em massa?
Segundo uma pesquisa da Technology Review Brasil, uma das
principais publicações de tecnologia e negócios do mundo, o futuro será híbrido.
O estudo entrevistou 1.400 profissionais de forma eletrônica e anônima para identificar qual será o caminho futuro do trabalho remoto.
A publicação reuniu ainda evidências de outras instituições como Fundação Getulio Vargas, Fundação Dom Cabral e consultorias como a KPMG.
A MIT Techonology Review Brasil tem a chancela do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos.
Quem quer home office
O home office parece ter caído nas graças do trabalhador brasileiro.
Segundo a publicação, 93,5% das pessoas querem ter ao menos um dia de trabalho remoto na semana. O restante da amostra (6,5%) afirmou não querer mais trabalhar de casa.
Com relação à faixa etária, a pesquisa mostra uma quebra com a ideia pré-concebida de que o trabalho remoto é moda entre os jovens.
Quase metade (48%) dos entrevistados entre 35 e 44 anos afirmaram que não querem mais voltar ao escritório.
Já para os mais jovens, o percentual é bem menor, sendo de apenas 8% entre os que têm menos de 24 anos.
Entre os entrevistados com idade entre 25 e 34 anos, 12% disse não desejar mais o modelo presencial.
Porém, uma expectativa foi confirmada pelos entrevistados: todos acreditam que, quando a pandemia acabar, as companhias vão adotar um modelo híbrido, alternando dias no escritório e em casa.
Portanto, para a MIT Technology Review, o “modelo ideal de trabalho híbrido seria de um ou dois dias em casa e o restante da semana no escritório”.
E as empresas, querem?
As empresas parecem estar alinhadas aos seus funcionários com relação ao regime de trabalho remoto.
Um dado apresentado pela MIT Technology Review mostra que 80% das empresas brasileiras devem ter algum esquema de home office pós-pandemia.
A publicação também cita um estudo da consultoria Cushman & Wakefield com 122 executivos de multinacionais que atuam no Brasil.
De acordo com a consultoria, 73,8% das empresas pretendem instituir o home office como prática definitiva no país após a pandemia.
Vantagens e desvantagens
Mesmo com a aparente boa aceitação de funcionários e empresas, o home office, assim como o modelo presencial, tem seus prós e contras.
Entre as vantagens, o MIT Technology Review elenca melhora na produtividade, reuniões com mais foco e redução de custos, tanto para empresas (aluguel, luz e etc) quanto para o trabalhador (alimentação).
O aumento da qualidade de vida também é apontado como destaque positivo, com mais tempo livre ao funcionário – sem o deslocamento ao trabalho – e junto à família.
Na contramão, a publicação destacou o prejuízo de infraestrutura como desvantagem do home office.
Mapeamento feito pelos pesquisadores Sarah H. Bana, Seth G. Benzell e Rodrigo Razo Solares, do MIT, indicou que o Brasil foi classificado como o quinto país do mundo, de uma lista de 30, com maior dificuldade para se implementar o trabalho em casa.
Fora o problema estrutural, também são listados de forma negativa danos às relações interpessoais, como falta de contato com os colegas, menos participação de algumas pessoas em reuniões, dificuldade no alinhamento e até perda de concentração por causa das tarefas do lar.
O estudo completo da MIT Technology Review está disponível para download gratuito, por tempo limitado, neste link.