Honda e Sony se unem para vender carros elétricos a partir de 2025
Companhias japonesas estabelecerão joint venture neste ano para desenvolver os veículos. Fabricação ficará a cargo da montadora
04/03/2022As gigantes japoneses Honda, de veículos, e Sony, de tecnologia, anunciaram nesta sexta-feira, 4, a criação de uma joint venture para produzir e vender carros elétricos.
A união visa estabelecer a nova empresa neste ano e o objetivo é iniciar a comercialização dos automóveis em 2025.
Saiba mais
- Ford separa negócios de veículos elétricos e de motores a combustão
- Modelos SUV lideram transição para os veículos elétricos no mundo
- Simule o seu financiamento automotivo com o Banco Safra
Em comunicado, as companhias afirmam que a parceria reunirá “as capacidades de desenvolvimento de mobilidade da Honda e experiência de gerenciamento de serviço pós-venda coma experiência da Sony no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento”.
“Pretendemos construir nossa visão de ‘tornar o espaço de mobilidade emocional’ e contribuir para a evolução da mobilidade centrada em segurança, entretenimento e adaptabilidade”, disse o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida.
Conforme o anúncio oficial, os primeiros carros elétricos resultantes da parceria deverão ser produzidos pela própria Honda.
Logo, a nova empresa ficará responsável apenas por desenvolver e projetar, além de vender as unidades.
A Sony, por sua vez, deve criar uma plataforma com serviços de mobilidade para ser usada pela nova empresa.
“Embora a Sony e a Honda sejam empresas que compartilham muitas semelhanças históricas e culturais, nossas áreas de especialização tecnológica são muito diferentes. Portanto, acredito que esta aliança que reúne os pontos fortes de nossas duas empresas oferece grandes possibilidades para o futuro da mobilidade”, afirmou Toshihiro Mibe, CEO da Honda.
Avanços individuais de Honda e Sony com veículos elétricos
Ambas as empresas têm avançado no caminho da mobilidade via eletricidade.
Atualmente, a Honda já tem uma joint venture com a General Motors para a criação de veículos elétricos. A empresa nipônica, aliás, já comercializa no Brasil o Honda E, seu próprio modelo eletrificado.
Por outro lado, a Sony, que lidera mercados como o de games com a marca PlayStation, anunciou em janeiro que estabelecerá a Sony Mobility, com o objetivo de avançar no mercado.
A empresa de tecnologia, inclusive, apresentou em 2020 o VISION-S 02, protótipo de carro elétrico da companhia.