close

Hospitalar 2023 debate avanços do setor de saúde após a pandemia

O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde é o tema da Hospitalar 2023, maior evento do setor de saúde na América Latina

Hospital

“O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde” é o tema da 28ª Hospitalar | Foto: Getty Images

O evento mais importante da América Latina no setor hospitalar está programado para o período de 23 e 26 de maio, no São Paulo Expo. De 10 a 13 de abril, acontece o Aquecimento Hospitalar 2023, evento 100% online, realizado na Hospitalar Hub, com participação gratuita para todos os credenciados e inscritos na plataforma.

A Hospitalar 2023 avança este ano na discussão sobre a digitalização da saúde, aprofundado a reflexão sobre o poder transformador das plataformas para o setor. Entre os tópicos em destaque estão os investimentos do setor em tecnologia e inovação, gestão, hotelaria e facilities, atenção domiciliar e cuidados de transição. O evento está comemorando 30 anos de atividades como o mais importante evento de saúde e principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina. A 28ª edição da Hospitalar transformará o São Paulo Expo em ponto de encontro de toda a cadeia de saúde, onde serão apresentadas as principais tendências e novidades do setor.

Saiba mais

Sob o tema “O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”, o evento vai debater temas associados aos indicadores de sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG), metaverso, segurança da informação, economia digital, política e maturidade digital.

Num espaço de cerca de 100 mil m2 haverá uma exposição de produtos e serviços de mais de mil marcas expositoras, vindas de 30 países, além de 30 eventos simultâneos. A expectativa é receber cerca de 50 mil visitas profissionais (gestores hospitalares, distribuidores, médicos, enfermeiros, fornecedores, entre outros) nos fóruns, arenas, cursos e exposições.

Hospitalar completa três décadas

“Ao longo de três décadas, acumulamos milhões de experiências, que contribuíram para consolidar a Hospitalar como o maior evento da cadeia de saúde da América Latina. Por isso queremos comemorar essa data histórica junto com todos os players do setor!” afirma a médica Waleska Santos, Presidente da Hospitalar.

Quatro congressos se destacam dentro da programação da Hospitalar. São eles: o CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), o H&F Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar), o Congresso de Tecnologia (tecnologia e inovação com big data, analytics, telemedicina entre outros) e CAD (Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição). A programação completa está no site.

O São Paulo Expo possui localização privilegiada, está a 800 metros do metrô Jabaquara, a 10 minutos do aeroporto de Congonhas, e oferece ampla oferta hoteleira local, atendendo com maior facilidade o fluxo de visitantes que vem de todo o país e do exterior.

A Hospitalar conta com o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), além de mais de 30 apoiadores.

Serviço – Hospitalar 2023

“O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”

Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

Programação: https://www.hospitalar.com/pt/home.html

Abra sua conta

Confira de perto os detalhes da programação:

10/04 — Tecnologia e Inovação
Não há como negar que as tecnologias digitais estão mudando o mundo, e isso não é diferente no setor da saúde. No dia 10/04, você terá a oportunidade de entender como essas mudanças estão ocorrendo e como elas vão impactar sua vida e sua carreira.

Mas isso é apenas o começo. Durante o evento, você vai conferir os avanços digitais que já contribuem para solucionar os gargalos no setor..

Mas isso é apenas o começo. Durante o evento, você vai conferir os avanços digitais que já contribuem para solucionar os gargalos no setor.

Curadoria: Guilherme Hummel, EMI — Head Mentor e Coordenador Científico da Hospitalar Hub.

16h30 às 16h40 — Abertura

Apresentação: Guilherme Hummel, EMI — Head Mentor e Coordenador Científico da Hospitalar Hub.

16h45 às 17h30 — Future of Digital Health — Antecipando 2030

Plataformização, remotelização e algoritmização são apenas alguns dos modelos tecnológicos que estão revolucionando a forma como a saúde é entregue. E a Inteligência Artificial, por exemplo, está ressignificando a medicina diagnóstica e as relações entre médicos e pacientes.

Apresentação: Guilherme Hummel, EMI — Head Mentor e Coordenador Científico da Hospitalar Hub.

17h40 às 18h30 — ChatGPT: impacto na cadeia de saúde - Uma análise projetiva do alcance que as ferramentas Generativas em IA terão na prática médica

Apresentação:

Guilherme Hummel, EMI — Head Mentor e Coordenador Científico da Hospitalar Hub;

Alfredo Martinho, Sócio Fundador da INLAGS Academy, Instituto Latino-Americano de Gestão em Saúde.

18h35 às 19h30 — Plataformização da Saúde: Como as plataformas digitais e clínico-assistenciais podem resolver gargalos na Saúde

Guilherme Hummel, EMI — Head Mentor e Coordenador Científico da Hospitalar Hub;

Francis Albert Fujii — Diretor de Gestão Médica da AMIL

Jimmy Aylin — Médico gastroenterologista e CEO da Doc4Doc.

11/04 — Gestão
O Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS) abordará o poder transformador das plataformas e seus impactos nos Sistemas e nas Organizações de Saúde, durante a Feira Hospitalar.
Para já esquentar o debate, no Aquecimento você poderá acompanhar a discussão sobre a atuação de robôs para otimização de processos e sobre como a tecnologia pode ser dar suporte à gestão de mudanças e à estratégia organizacional.

16h30 às 16h40 — Abertura

Apresentação: Fábio Gastal, presidente da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed, é o presidente da Comissão Científica e o curador do CISS.

16h45 às 17h30 — Experiência Nacional: utilização de robôs para a otimização dos processos

Apresentação: Péricles Góes Da Cruz Góes da Cruz, Superintendente técnico, Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Fábio de Araújo Mota, coordenador do Núcleo de Pesquisa Clínica, do Núcleo da Qualidade e do Programa de Stewardship de Antimicrobianos do Hospital Pequeno Príncipe.

17h40 às 18h30 — Como a tecnologia pode apoiar a gestão de mudanças

Apresentação:

Camila Sardenberg, Diretora Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente, Attendee

Elenara Ribas, Gerente de Qualidade da rede Américas Serviços Médicos.

18h35 às 19h30 — Definição e desdobramentos da estratégia organizacional com auxílio da tecnologia

Apresentação:

André Ruggiero, Superintendente administrativo-financeiro da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

André Luis Rodrigues, Orientador Técnico do programa PAEX e Professor na Fundação Dom Cabral

Curadoria: Fábio Gastal, presidente da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed, é o presidente da Comissão Científica e o curador do CISS.

12/04 — Facilities
As plataformas são muito úteis para monitorar e medir vários aspectos de uma Instituição de Saúde, incluindo Facilities. Implementar um Command Center hospitalar apresenta desafios significativos e tem um impacto na gestão de uma unidade hospitalar.

É crucial entender como os prestadores de serviços estão se adaptando às práticas de experiência do paciente no Design de Serviços do hospital e como os indicadores de hotelaria e facilities afetam a mensuração e a qualidade dos serviços, fornecendo insumos valiosos para a melhoria contínua.

16h30 às 16h40 — Abertura

Apresentação: Marcelo Boeger, professor, consultor e coordenador científico do Congresso de Hotelaria e Facilities.

16h45 às 17h30 — Gestão de indicadores dos serviços de hotelaria e facilities que afetam a qualidade dos serviços de cliente

Apresentação: David Reis, CEO do Hospital Good Hope.

17h40 às 18h30 — implantação de um Command Center Hospitalar para otimizar a gestão

Apresentação: Amanda Borges, Gestora de Operações do Grupo Santa.

18h40 às 19h30 — Desafios para o prestador de serviços na experiência do paciente

Apresentação: Marcelo Boeger, professor, consultor e coordenador científico do Congresso de Hotelaria e Facilities.

Curadoria: Marcelo Boeger, professor, consultor e coordenador científico do Congresso de Hotelaria e Facilities.

13/04 — Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição
Fusões, aquisições e descredenciamentos na Saúde Suplementar: comunicação entre os serviços, com os beneficiários e a digitalização de informações para a continuidade da jornada do paciente
O Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição, que ocorrerá durante a Feira Hospitalar, terá como tema principal: Os avanços na transição de cuidados no Brasil, em meio à nova era digital.

Para começar a aquecer as discussões, no dia 13 de abril você poderá entender um pouco mais sobre como as fusões, aquisições e descredenciamentos na saúde suplementar afetam a comunicação entre os serviços, os beneficiários e a digitalização de informações, que são fundamentais para garantir a continuidade da jornada do paciente e muito mais.

16h30 às 16h40 — Abertura

Apresentação: Claudia Pedrosa, presidente da Enconsad

16h45 às 17h30 — Fusões, aquisições e descredenciamentos na Saúde Suplementar: comunicação entre os serviços, com os beneficiários e a digitalização de informações para a continuidade da jornada do paciente.

Apresentação: Sérgio Ricardo, conselheiro e consultor de empresas na área de saúde

17h40 às 18h30 — Fusões, aquisições e descredenciamentos na Saúde Suplementar: comunicação entre os serviços, com os beneficiários e a digitalização de informações para a continuidade da jornada do paciente.

Apresentação:

Sérgio Ricardo, conselheiro e consultor de empresas na área de saúde;

Patrícia Neumann, diretora nacional de Cuidados Transicionais e Resgate da Amil;

Luís Marrochi, diretor da Saúde Care e GoHosp.

18h35 às 19h30 — Avanços, vulnerabilidade, judicialização e encaminhamento

Apresentação:

Cristiano Plate, Proprietário, Diretor do Conselho e fundador do Cristiano Plate Advogados;

Anderson Mendes, Presidente da UNIDAS - Autogestão em Saúde;

Vívian Coutinho, Administração e Gestão de Pessoas da ProCare.

Curadoria: Claudia Pedrosa, presidente da Enconsad

Vantagens exclusivas no Hospitalar Hub
Os temas do Aquecimento anteciparão as discussões que ocorrerão durante a Hospitalar 2023. Não perca esta oportunidade de se atualizar e se preparar para a maior feira de saúde da América Latina.

Clique aqui, inscreva-se agora mesmo na plataforma Hospitalar Hub e não perca a chance de participar do Aquecimento Hospitalar 2023.

Além de garantir sua presença, você terá acesso a uma série de vantagens, como conteúdos exclusivos, networking com outros profissionais e empresas do setor e muito mais.

O credenciamento para a Feira Hospitalar já está aberto. Para mais informações, acesse: www.hospitalar.com.br ou clique aqui e saiba mais.

Aquecimento Hospitalar

10 e 13 de abril

Segunda a quinta, das 16:30h às 19:30h

DIGITAL pela plataforma Hospitalar HUB

Devido às condições impostas pela pandemia da covid-19, as inovações ligadas ao setor da saúde cresceram muito no Brasil e no mundo nos últimos dois anos.

De acordo com a pesquisa realizada pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, o número de healthtechs aumentou 16,11% entre os anos de 2019 e 2022.

Soluções como a telemedicina, a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e as tecnologias para monitoramento hospitalar e gestão de processos tiveram um crescimento exponencial neste período.

Em 2023, muitos hospitais e clínicas estão planejando seus próximos passos, e a inovação deve fazer parte deste contexto.

Veja abaixo as principais tendências do setor da saúde:

Conectividades & IoT (Internet das Coisas)

Serviços de telemedicina como telecirurgias, teleconsultas, teleinterconsultas, telelaudos, além da chegada do 5G no Brasil, prometem continuar revolucionando o setor da saúde neste ano.

A tecnologia do 5G oferece mais agilidade e rapidez no acesso a internet, permitindo assertividade na entrega de melhores resultados aos usuários.

Outra tendência que continua em alta em 2023 são os dispositivos wearables.

Responsáveis por coletar informações como oxigenação do sangue, frequência cardíaca, pressão arterial e sono do usuário, eles são fundamentais para auxiliar no cuidado com a saúde.

Home care e atendimento remoto

Nos últimos anos, cada vez mais o paciente tem sido colocado no centro da discussão. A tendência é que para este ano, o indivíduo consiga receber seu atendimento médico e realizar seus exames no conforto da sua casa, de forma personalizada e com o apoio de tecnologias emergentes.

Hospitais digitais

Muito além de remediar e trabalhar questões assistenciais, um hospital que se transforma em digital contribui e auxilia diretamente na gestão de seus processos

As informações que são compartilhadas e disponibilizadas para toda a equipe eliminam a ideia do prontuário físico e facilitam o acompanhamento e a análise de dados dos pacientes.

Metaverso

Apesar de já ser uma realidade na medicina, o uso do metaverso e de outras tecnologias similares deve passar por diversos desafios neste ano.

Os principais fatores estão atribuídos a adesão dos profissionais de saúde a este novo modelo, bem como, a superação das barreiras regulatórias.

Mas a tendência é que, nos próximos anos, os novos consultórios sejam virtuais e formados por avatares. Além disso, o metaverso promete aumentar o protagonismo do paciente no seu cuidado com a saúde e facilitar a prevenção de possíveis agravos.

Independente de como o uso da tecnologia está vinculada à saúde, o prognóstico é de avanço. Seja na conectividade ou no serviço oferecido, as novidades de mercado integram ainda mais a relação de instituições de saúde e seus pacientes. As tendências para esse ano englobam facilidades para um hospital mais digital e atento às necessidades dos usuários.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra