close

Embraer ajuda Ibovespa a chegar a 131 mil pontos

Alta de 20% das ações da fabricante de aviões impulsiona principal índice da bolsa brasileira. Confira os destaques da semana

Fachada da Embraer com turbina de avião em primeiro plano. Empresa turbinou o Ibovespa na semana

Papéis da Embraer dispararam diante das conversas para uma fusão da sua subsidiária Eve com a americana Zanite | Foto: Reprodução/Facebook

A segunda semana de junho teve como destaque no mercado a boa performance do índice Ibovespa, impulsionado pela valorização das ações da Embraer (EMBR3).

O desempenho do Ibovespa, que reúne as principais companhias da B3, a bolsa de valores brasileira, registrou recuo de 0,5%.

Esse percentual negativo, no entanto, representa apenas uma correção, movimento comum após períodos de fortes ganhos.

O destaque positivo foram as ações da Embraer, que dispararam mais 20% na semana diante das conversas para uma fusão da sua subsidiária Eve com a americana Zanite.

No mercado de câmbio, o dólar fechou a segunda semana de junho com alta de 1,8%, cotado a R$ 5,13.

Já o S&P 500 voltou a bater recorde nos Estados Unidos. O índice americano ganhou 0,4% na semana, enquanto o europeu Stoxx 600 subiu 1,1% no mesmo período.

Inflação americana

O principal número da semana foi o CPI, índice americano de preços ao consumidor, que subiu 0,6% no mês passado, na comparação com abril. Já em 12 meses, o índice teve aumento de 5%, o maior desde agosto de 2008.

Os números vieram acima das expectativas do mercado e do Banco Safra, mas a leitura que predominou entre os investidores foi que se trata de uma pressão temporária sobre os preços, uma visão que é defendida atualmente pelo Fed, o banco central americano.

Isso porque o forte avanço anual da inflação está associado à baixa base de comparação com os meses de 2020, sobretudo em atividades que haviam sido fortemente atingidas pela pandemia e agora se recuperam, em meio à vacinação no país.

Outro fator que vale menção são os gargalos nas cadeias de suprimentos, como a escassez de semicondutores, que tem pressionado a indústria de automóveis.

IPCA em alta

No noticiário interno, o IBGE informou que a inflação oficial de maio acelerou para 0,83%, a maior taxa para o mês desde 1996.

Com isso, o IPCA acumula alta de mais de 8% nos últimos 12 meses. O resultado ficou acima da projeção do mercado e do Safra.

A principal surpresa foi a pressão na categoria de transportes, em razão da alta de quase 3% da gasolina no mês passado.

Já o maior impacto no índice, como se esperava, veio do grupo de habitação, por conta dos aumentos nos preços da energia elétrica, bem como da taxa de água e esgoto e do gás.

Diante da força dos preços administrados neste ano, nosso cenário-base para o IPCA passou a ser de alta de 5,9% em 2021, o que representa 0,65 ponto porcentual acima do teto da meta perseguida pelo Banco Central.

Varejo e serviços

Na agenda interna de indicadores de atividade, foram conhecidos os números de crescimento.

As vendas no comércio varejista subiram 1,8% na passagem de março para abril, a maior alta para o mês desde 2000.

O resultado veio bem melhor do que o projetado pelo consenso de mercado e pelo Safra, com bons desempenhos inclusive de categorias consideradas não essenciais, que são mais sensíveis ao grau de abertura da economia.

Vale destacar ainda que índices de alta frequência do varejo têm sugerido um mês de maio forte, graças ao relaxamento das restrições e às vendas do Dia das Mães.

O volume de serviços, por sua vez, cresceu 0,7% no mesmo período. O setor ficou, assim, 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia.

Onde investir em junho

Por fim, o Banco Safra divulgou nesta semana o Safra Report, o relatório mensal que apresenta a visão para os investimentos em diversas classes de ativos, bem como sugestões com diferentes perfis de risco.

Para este mês de junho, o Safra promoveu ajustes dentro das parcelas de renda fixa, aumentando a exposição a títulos prefixados, em detrimento de papéis atrelados à inflação.

Em relação aos ativos de renda variável, o Safra confia em sua importância nas carteiras, em meio a um desempenho econômico melhor do que o esperado no Brasil e no exterior.

Além disso, passou a ser negociado nesta semana o ETF de Ibovespa do Safra. Trata-se de uma opção acessível para investidores que desejam complementar seus portfólios com um produto diversificado e de alta liquidez.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra