Petrobras cai e limita alta do Ibovespa, que fecha semana com ganho de 3,18%
Índice fechou em leve alta de 0,05%, aos 111.941 pontos; na semana, o Ibovespa acumulou ganho de 3,18%; ações da estatal perderam mais 4%
27/05/2022O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, operou sem direção definida maior parte da sessão desta sexta-feira, se descolando das bolsas americanas.
No final do pregão, o índice pegou tração e fechou em leve alta de 0,05%, aos 111.941 pontos. Na semana, o Ibovespa acumulou ganho de 3,18%.
Saiba mais
- Tenha potencial de ganhos de Warren Buffett
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- As melhores oportunidades surgidas com os resultados do primeiro trimestre
Com o resultado, o índice passou a acumular alta de 3,76% no mês, e de 6,8% no ano.
O que pode explicar o desempenho da Bolsa nesta sexta-feira foi a queda dos papéis da Petrobras. O PETR4 recuou 4,16% e o PETR3 4,17% e figuraram entre as maiores baixas do Ibovespa.
Além da interferência do governo federal na governança da empresa, a estatal alertou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a possibilidade de falta de diesel, caso não ocorra o reajuste no combustível.
A Petrobras formalizou o alerta ao governo de que pode haver desabastecimento de diesel. A diretoria da empresa enviou ofício ao governo com os dados sobre o risco de escassez do combustível, uma das justificativas da empresa para defender a sua venda a preço de mercado.
A defasagem ontem estava baixa (2%), mas é sensível à variação do dólar e oscila, tanto que em 8 de março, por exemplo, chegou a 28%.
Na ponta positiva, as empresas ligadas às commodities metálicas voltaram a aparecer entre as maiores altas do índice após o minério de ferro subir 2,23%. CSN Mineração subiu 1,28%, CSN teve alta de 3,10%, Gerdau avançava 1,24%, Vale se valorizou 1,74%.
Em Nova York, os índices operaram no terreno positivo após o alívio com a ata do Federal Reserve (Fed, banco central americano), após a autoridade monetária indicar que o aperto monetário não será tão agressivo.
Com isso, Dow Jones avançou 1,77%, S&P 500 subiu 2,47% e Nasdaq evoluiu 3,33%. (Com AE)