Ibovespa perde força e fecha estável mesmo com alta da Vale
Índice fica em 11.359 pontos e no ano, a valorização acumulada é de 6,23%; Vale subiu 2.35% o que segurou Ibovespa neste patamar
01/06/2022O Ibovespa operou em volatilidade na primeira sessão de junho. No início do pregão, a Bolsa seguia os índices americanos e recuava com os investidores atentos as medidas de aperto monetário pelos bancos centrais. No entanto, logo após às 12h, inverteu a tendência e passou a subir com a força das commodities.
Ao final do pregão, no entanto, o índice descelerou e fechou em estabilidade com leve alta de 0,01%, aos 111.359 pontos, mesmo com alta da Vale. Dow Jones, por sua vez, caiu 0,54%, S&P 500 cedeu 0,75% e Nasdaq 0,72%.
Saiba mais
- Inflação e juros devem afetar ações das empresas de varejo
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Safra facilita câmbio turismo e passa a negociar o Rial, a moeda da Copa 2022
As ações da Vale subiram 2.35% o que segurou a queda do Ibovespa nesta sessão.
Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de commodities de Dalian, na China, para entrega em setembro subiram 1,1%, para 906 yuans (US$ 135,52) a tonelada no fechamento. O preço spot do produto com 62% de teor de ferro caiu 50 centavos de dólar, para US$ 138 a tonelada na quarta-feira, segundo a consultoria SteelHome.
Em maio, a Bolsa fechou com ganhos de 3,22%. Já no ano, a valorização acumulada, até a sessão do dia 31 de maio, é de 6,23%.
Para o Banco Safra, no cenário internacional em junho, começa a ganhar atenção a perspectiva de forte desaceleração da atividade e isso pode afetar os mercados pelo mundo.
Segundo relatório do banco, a escalada inflacionária em diversos países desenvolvidos, muitas vezes em patamar recorde para os últimos 40 anos, tem exigido uma postura austera por parte dos bancos centrais.
“O que antes se limitava à remoção de estímulos, agora migrou para uma possibilidade de haver economias com taxas de juros acima do patamar neutro”, informa o relatório. “Em outras palavras, a política monetária passaria para o terreno contracionista em termos de impulso para a atividade econômica.”
Nesta sessão, os investidores aguardam a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central americano) que deve apontar as diretrizes para o aumento dos juros no país nas próximas reuniões.
Na semana passada, o Fed já havia indicado um ajuste na taxa de juros menos agressiva, em razão dos dados de inflação terem vindo dentro do esperado pelo mercado.
Além disso, o PMI industrial dos Estados Unidos caiu a 57 em maio, pouco abaixo do esperado pelo mercado, que era de 57,3.
Outro indicador que mostra o nível de atividade econômica nos EUA é o nível de investimentos em construção que subiu 0,2% em abril, mas também menor que o consenso, de evolução de 0,5%.