close

Ibovespa tem quinta alta seguida com otimismo no mercado global

Índice fechou em alta com alívio do quadro pandêmico na China, que puxa os preços das commodities, e dados positivos nos Estados Unidos

Ibovespa

Alta do Ibovespa também pode ser explicada pela melhora da economia na Europa | Foto: Getty Images

O sentimento de otimismo, com a melhora do quadro pandêmico na China, tomou conta dos mercados nesta terça-feira. As bolsas pelo mundo fecharam em alta e o Ibovespa acompanhou a onda positiva.

O índice subiu 0,51%, a 108.789 pontos, a quinta alta seguida. Nos Estados Unidos, as bolsas operaram no terreno positivo em todo o pregão. Dow Jones evoluiu 1,34%, S&P500, 2,02% e Nasdaq, 2,76%.

Saiba mais

“Com o terceiro dia sem casos de transmissão comunitária em Xangai e a melhora do quadro pandêmico em Pequim, isso por si só dá um alívio ao risco de gargalo forte nas cadeias produtivas e puxam o minério de ferro para cima”, disse Rafael Foscarini, da Belo Investment Research. Os papéis da Vale caem 0,79%.

O contrato de minério de ferro mais negociado, para entrega em setembro, na bolsa de commodities de Dalian, na China, encerrou as negociações diurnas em alta de 0,9%, a 829 yuans (US$ 122,62). Já o barril do petróleo tipo Brent recuou levemente em 0,04% e foi negociado a US$ 114,19.

Xangai, que estabeleceu planos para encerrar um doloroso lockdown que prejudicou a economia da China, alcançou nesta terça-feira um marco de três dias consecutivos sem novos casos fora das zonas de quarentena.

Além desse alívio na China, Foscarini destacou, também, a alta do PIB europeu no primeiro trimestre, que veio um pouco acima das estimativas do mercado. A economia europeia cresceu 0,3% e a prévia havia mostrado uma evolução de 0,2%, segundo ele. “Essas razões levam a um otimismo na economia mundial e puxam, praticamente, todas as bolsas para cima.”

Para Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP), os dados da inflação no Brasil, que foram divulgados hoje, trouxeram alívio para o mercado nesta terça-feira.

“Outro fator que impulsionou as bolsas pelo mundo foi as vendas do varejo nos Estados Unidos”, disse Medina. “O resultado foi maior que o esperado pelo mercado.”

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra