Idosos devem fazer cadastro para agilizar vacina em SP
Preenchimento dos dados pessoais no site Vacina Já reduz o tempo de atendimento para tomar vacina e evita aglomerações
04/02/2021Familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a COVID-19.
A partir de segunda-feira, dia 8, os idosos acima de 90 anos começarão a ser vacinados no Estado de São Paulo. A partir do dia 15, será a vez dos idosos com 85 anos ou mais.
Cerca de 515 mil pessoas dessa faixa etária deverão ser imunizados nesta nova fase da campanha de vacinação.
O cadastramento, segundo o governo de São Paulo, economiza 90% no tempo de atendimento para imunização.
Economia de tempo na vacinação
Presencialmente, a coleta de informações leva, em média, 10 minutos, enquanto quem já fez o preenchimento do formulário online previamente é vacinado depois de apenas 1 minuto.
A economia de tempo de atendimento para cada vacinado faz uma grande diferença para uma campanha de vacinação que só beneficiou 1,2% da população brasileira até agora.
“O pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br agiliza o atendimento e evita aglomerações, tornando mais seguro e confortável o acolhimento e vacinação dos idosos”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora de Controle de Doenças e Coordenadora do Plano Estadual de Imunização.
Prioridade para os mais vulneráveis
A ferramenta não é um agendamento e nem um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina para o próprio cidadão, informa o governo de São Paulo.
Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa da família.
A prioridade desse público leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram COVID-19 morreram no decorrer da pandemia.