close

Ig Nobel destaca estudos sobre barba, chicletes e rinocerontes

Confira a lista completa dos premiados no Ig Nobel 2021 de pesquisas improváveis, que destaca a utilidade da barba como prevenção a socos na cara

Rinoceronte

Melhor forma de transportar um rinoceronte por via aérea é de cabeça para baixo, aponta estudo vencedor do Ig Nobel | Foto: Getty Images

O uso de barba não é apenas uma questão de moda, mas podem ser um desenvolvimento evolutivo para ajudar a proteger os ossos faciais de socos durante brigas. Essa é a conclusão de um trio de cientistas da Universidade de Utah que estão entre os vencedores do Prêmio Ig Nobel de 2021.

O Ig Nobel é um prêmio criado pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável), concedido a autores de experimentos, descobertas e estudos inusitados nas áreas de ciências, medicina, finanças, tecnologia e outras. Seu lema é “fazer primeiro as pessoas rirem e depois pensarem”, as paródias do Prêmio Nobel que honram — ou talvez desonra, dependendo do seu ponto de vista — estranhas descobertas científicas.

Entre os indicados ao 31º Ig Nobel estão pesquisadores que descobriram como controlar baratas nos submarinos da Marinha dos EUA e cientistas que analisaram se é mais seguro transportar um rinoceronte de pé ou de cabeça para baixo em aviões, informa a agência de notícias Associated Press.

Um equipe de cientistas indicada ao prémio estudou o quão nojento é o chiclete descartado na rua que acaba preso no sapato.

Entrega do prêmio Ig Nobel foi virtual pelo segundo ano por causa da pandemia

Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia foi um evento digital pré-gravado de aproximadamente 90 minutos por causa da pandemia mundial de coronavírus, disse Marc Abrahams, editor da revista Annals of Improbable Research, principal patrocinadora do evento.

Embora decepcionante em muitos aspectos, porque metade da diversão de uma cerimônia ao vivo é a participação turbulenta do público, a cerimônia manteve muitas tradições presenciais. Entre elas, os verdadeiros ganhadores do Nobel anunciando os prêmios, e a estreia mundial de uma mini ópera chamada “Uma Ponte Entre as Pessoas”, sobre crianças que literalmente constroem pequenas pontes de suspensão para se juntar dois adultos furiosos.

Nenhum rosto foi socado para o estudo de barba publicado na revista científica Integrative Organismal Biology. Em vez disso, os cientistas da Universidade de Utah Ethan Beseris, Steven Naleway e David Carrier usaram um composto de fibra epóxi para simular osso humano, e pele de ovelha para agir como a pele humana – às vezes com o pelo e depois tosquiada. A amostra com pelo ainda ligado absorveu mais energia do que as amostras peladas.

“Se o mesmo for verdade para os pelos faciais humanos, então ter uma barba cheia pode ajudar a proteger regiões vulneráveis do esqueleto facial de ataques prejudiciais, como a mandíbula”, disseram eles. “Presumivelmente, as barbas cheias também reduzem lesões, lacerações e contusões na pele e músculo da face.”

É óbvio que esses maços de chiclete descartados encontrados nas calçadas ao redor do mundo são bastante revoltantes. Mas os pesquisadores de uma universidade espanhola determinaram que a goma já mastigada que está presa na calçada há três meses está repleta de bactérias desagradáveis.

Uma equipe de pesquisadores da Marinha dos EUA ganhou por descobrir uma maneira mais barata e eficaz de controlar baratas em submarinos. O estudo de 1971 que apareceu no Journal of Economic Entomology descobriu que métodos tradicionais como a fumigação de carboxide e o uso do malathion de pesticidas não eram bons o suficiente. Eles descobriram que o uso de inseticidas que provocam paralisia eram mais baratos e eficazes.

No ano que vem o Ig Nobel deve retornar a cerimônia presencial no Teatro Sanders da Universidade de Harvard, disse Abrahams, mas isso depende de a pandemia ser controlada e que tipo de restrições de viagem estarão em vigor até lá.

Lista completa de premiados no Ig Nobel 2021

Ignobel da Paz

Os pesquisadores testaram a hipótese de que os seres humanos evoluíram barba para proteger contra socos. A hipótese se chama hipótese do pugilismo.

Barba
O desenvolvimento evolutivo da barba pode ser estratégia de proteção os ossos faciais, segundo estudo premiado | Foto: Getty Images

Ignobel do Transporte

Aos autores que analisaram se a melhor forma de transportar um rinoceronte por via aérea é de cabeça para baixo.

Troféu Ignobel em Biologia

Para a pesquisadora que, em vários artigos, tem estudado as várias formas de comunicação de gatos para humanos. Por exemplo: Ronronar, chilrear, papear, vibrar, murmurar, miar, gemer, chiar, assobiar, uivar, rosnar e outros.

Troféu Ignobel em Ecologia

Os pesquisadores fizeram análise bacterioma de chicletes jogados fora. É uma análise genética para determinar quais espécies de bactérias estão presentes nos chicletes. O prêmio tem importância em tempos de pandemia.

Ignobel de Química

Análise química do ar dos cinemas, para identificar se os odores humanos refletem a violência, sexo, comportamento antissocial, uso de drogas e linguagem inapropriada nos filmes.

Ignobel de Economia

Estudo analisou a correlação entre a obesidade dos políticos e o nível de corrupção dos países.

Ignobel de Medicina

Os pesquisadores descobriram que ter um orgasmo pode ser tão eficiente quanto um remédio para desentupir o nariz.

Ignobel da Física

Os pesquisadores fizeram experimentos para saber por que pedestres não colidem uns com os outros.

Ignobel de Cinética

Os pesquisadores também fizeram experimentos para saber por que pedestres de vez em quando colidem uns com os outros.

Ignobel de Entomologia

Pela pesquisa chamada Um novo método para controle de baratas em submarinos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra