Portfólio premium favorece ação do Iguatemi
O Banco Safra reitera a recomendação de Compra de Iguatemi (IGTI11), pois acredita que seu portfólio premium e poder de negociação com locatários vai resultar em crescimento real dos aluguéis e desempenho superior das ações
13/11/2024A rede Iguatemi (IGTI11) apresentou informou em apresentação para analistas, ao apresentar uma visão geral do desempenho operacional, que a empresa consegue continuar pressionando por rendas mais altas enquanto ainda reduz as taxas de vagas, os níveis de inadimplência e os descontos concedidos.
A gerência também esclareceu sobre a aquisição da participação da Brookfield no Pátio Higienópolis e Pátio Paulista, bem como sobre a estrutura de capital alvo da empresa.
Saiba mais
- Carteira Top 10 BDRs bate Bolsa e CDI com 70% de valorização em 12 meses
- Carteira Dividendos acumula valorização de 27,18% em 12 meses
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
As informações foram prestadas por Guido Oliveira (CFO) e MarcosSouza (Diretor de IR). Segundo eles, a gerência está otimista com os resultados do Iguatemi para o quarto trimestre, já que novembro já mostrou sinais promissores, com o fluxo de veículos crescendo em altos dígitos.
A demanda por espaços comerciais permanece alta, o que deve ajudar a empresa a alcançar sua meta de taxa de ocupação de 97% para 2024, enquanto a empresa também deve entregar outro trimestre com menor taxa de inadimplência, o que pode levar a provisões menores no futuro.
O volume de descontos concedidos atingiu o nível mais baixo desde 2012 (~3% da renda).
A empresa não deverá ter qualquer problema em cumprir sua orientação para o ano. A venda de um terreno no quarto trimestre, juntamente com uma perspectiva sólida para os gastos com imóveis (dadas as menores taxas de inatividade
e inadimplência), deve ajudar a empresa a atingir a extremidade superior da sua orientação de EBITDA.
Por outro lado, os investimentos totais devem atingir o topo de sua orientação, refletindo principalmente as despesas iniciais para as expansões em curso do Iguatemi São Paulo e do Iguatemi Brasília, bem como os custos com infraestrutura incorridos no bairro da Casa Figueira.
A administração reiterou sua postura otimista em 2025, observando o recente aumento da inflação do IGP, que deve
impulsionar o crescimento de topo no futuro.
Portfólio de desinvestimento da Brookfield
O Iguatemi assinou recentemente um acordo de exclusividade para a aquisição da participação da Brookfield no Pátio Higienópolis e no Pátio Paulista, enquanto está finalizando o due diligence do último.
A gerência observou que a empresa deveria assumir a administração do Pátio Paulista, o que elevaria a taxa de captação da transação no shopping para um valor de dois dígitos (semelhante ao Rio Sul).
A empresa destacou que a aquisição da Pátio Higienópolis é estratégica no sentido de que a empresa teria perdido a taxa de gestão do shopping se não tivesse exercido seu direito de primeira recusa.
Por fim, os executivos reforçaram o desejo da empresa de manter sua alavancagem financeira abaixo da marca de 2,0x dívida líquida/ EBITDA, que poderia ser ajudada pela venda de participações minoritárias em alguns de seus ativos para financiar a aquisição.
Alocação de capital
O iguatemi espera maiores investimentos nos próximos anos, principalmente refletindo as expansões de Iguatemi São Paulo (4,0k m2 de ABL) e Iguatemi Brasília (15,5k m2 de ABL), que devem ser entregues em 2026.
O Iguatemi também continuará sua estratégia de M&A, contando com a parceria com o veículo de investimento da BB Malls, observando que a disciplina do capital deve ser mantida.
Por fim, a empresa deve poder manter uma política de pagamento de ~50% do FFO, incluindo dividendos e recompras, respeitando o limite de alavancagem de 2,0x.
O Banco Safra reitera a recomendação de Compra para a ação do Iguatemi (IGTI11), pois acredita que seu portfólio premium continuará a fornecer poder de preços e negociação com seus locatários, resultando em crescimento real dos aluguéis e desempenho superior das ações.
Além disso, após o desempenho negativo das ações desde o início do ano, suas ações estão atualmente sendo negociadas com um atrativo rendimento FFO de 12,3% em 2025, levando a um spread de 5,6pps para o rendimento NTN-B 2035, 3,0pps acima da sua média histórica de 5 anos de 2,6pps.