Índice SafraPay aponta desaceleração do consumo das famílias
Índice SafraPay de fevereiro mostra queda nas vendas do comércio, com destaque para os setores de móveis e eletrodomésticos, uso pessoal e medicamentos
17/03/2025
Índice reflete comportamento da totalidade das transações com cartões Safrapay | Foto: Getty Images
O Índice SafraPay do Comércio apresentou queda de 0,3% em relação a janeiro no conceito restrito e de 0,7% no ampliado. Na comparação com o ano passado, o índice restrito apresentou queda de 0,6%, comportamento inédito desde o começo do ciclo de alta da economia.
A variação anual do conceito ampliado foi de 3,4%, devido ao nível elevado das compras de Material de Construção e Veículos, Partes e Peças, ainda que no caso dos últimos tenha ocorrido certa desaceleração. Os principais segmentos responsáveis por essas quedas observadas nas variações marginais das séries agregadas foram os de Móveis e Eletrodomésticos (-3% m/m e -2,8% a/a) e de Demais Artigos de Uso Pessoal (-5,8% m/m e 1,6% a/a), no qual o setor de maior relevância para essa variação negativa foi Artigos Farmacêuticos, com forte queda de 12,4% no mês.
O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra.
Saiba mais
- Fundos Imobiliários com maior prêmio de dividendos ganham espaço na carteira
- Safra é o melhor banco em fundos de ações, segundo a FGV
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A SafraPay é uma marca de adquirência importante da indústria de pagamentos que cuida das operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.

Índice Safrapay mostra enfraquecimento do consumo das famílias
O Índice SafraPay de Atividade de Serviços apresentou alta de 0,6% em relação ao mês anterior ajustado sazonalmente, e de 3% na comparação interanual. Os principais responsáveis por essa alta na comparação mensal foram os setores de Informação e Comunicação (3% m/m e 7,7% a/a) e de Transportes (1,1% m/m e -0,4% a/a).
Por outro lado, o setor de Serviços Prestados às Famílias, que engloba principalmente as atividades de alojamento e alimentação, apresentou queda de 1,6% na comparação mensal ajustada sazonalmente e de 0,4% na interanual.
Resumindo, os Índices SafraPay mostram um enfraquecimento em vários setores de consumo das famílias, com quedas sendo observadas tanto nas variações mensais quanto nas anuais das atividades de restaurantes, hotéis, farmácias e artigos de residência.
Outros serviços apresentam relativa recuperação após as quedas observadas no mês anterior, indicando ainda certa resistência desses setores à desaceleração resultante do ciclo atual de alta de juros.



