Índice SafraPay mostra dezembro fraco para comércio e serviços
Índice SafraPay sazonalmente ajustado mostra um mês de dezembro relativamente fraco para o comércio e melhor para serviços
20/01/2025
Índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay | Foto: Divulgação
O Índice SafraPay do Comércio de dezembro apresentou queda de 0,1% em relação a novembro no conceito restrito e de 1,7% no ampliado. Na comparação interanual, o primeiro apresentou alta de 0,6% e o segundo de 0,4%.
O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra.
A SafraPay é uma marca de adquirência importante da indústria de pagamentos que cuida das operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.
Saiba mais
- Os melhores fundos imobiliários para começar 2025
- Melhores opções de investimentos com juros a caminho dos 14,75% ao ano
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Índice SafraPay mostra destaques do mercado
Além do setor de Vestuário, que variou -11% na margem após forte alta no mês anterior, os demais responsáveis pela queda observada no mês foram as atividades mais sensíveis ao crédito: Material de construção (-12,7% m/m e -5,1% a/a), Móveis e eletrodomésticos (-5,1% m/m e -7,5% a/a) e Veículos, partes e peças (-5,1% m/m e 2,8% a/a), que apresenta o segundo mês seguido de forte retração, em linha com demais índices setoriais (e.g., Anfavea, Fenabrave).
No campo positivo, destaque para o setor de Supermercados, que apresentou alta de 1,1% na comparação mensal de dezembro, mas queda de -2,9% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
O Índice SafraPay de Atividade de Serviços apresentou alta de 0,9% na comparação mensal e 3,9% na interanual. Com todos seus grandes componentes apresentando variação positiva no mês, com destaque para Serviços prestados às famílias (1,3% m/m e 5,3% a/a), no segundo mês seguido de crescimento, e Transportes (1,1% m/m e 1,5% a/a), cuja variação é novamente fruto de forte crescimento em Transporte aéreo, que apresenta alta real de 4,6% na comparação mensal.
Assim, o Índice SafraPay sazonalmente ajustado mostra um mês de dezembro relativamente fraco para o comércio e melhor para serviços. As baixas no comércio foram principalmente em atividades sensíveis ao crédito e naquelas influenciadas pelos descontos de Black Friday. Por outro lado, observa-se altas nas vendas em Supermercados, assim como no setor de Serviços.

