close

Índice SafraPay mostra dezembro fraco para comércio e serviços

Índice SafraPay sazonalmente ajustado mostra um mês de dezembro relativamente fraco para o comércio e melhor para serviços

Safrapay

Índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay | Foto: Divulgação

O Índice SafraPay do Comércio de dezembro apresentou queda de 0,1% em relação a novembro no conceito restrito e de 1,7% no ampliado. Na comparação interanual, o primeiro apresentou alta de 0,6% e o segundo de 0,4%.

O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra.

A SafraPay é uma marca de adquirência importante da indústria de pagamentos que cuida das operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.

Saiba mais

Índice SafraPay mostra destaques do mercado

Além do setor de Vestuário, que variou -11% na margem após forte alta no mês anterior, os demais responsáveis pela queda observada no mês foram as atividades mais sensíveis ao crédito: Material de construção (-12,7% m/m e -5,1% a/a), Móveis e eletrodomésticos (-5,1% m/m e -7,5% a/a) e Veículos, partes e peças (-5,1% m/m e 2,8% a/a), que apresenta o segundo mês seguido de forte retração, em linha com demais índices setoriais (e.g., Anfavea, Fenabrave).

No campo positivo, destaque para o setor de Supermercados, que apresentou alta de 1,1% na comparação mensal de dezembro, mas queda de -2,9% em relação ao mesmo mês no ano anterior.

O Índice SafraPay de Atividade de Serviços apresentou alta de 0,9% na comparação mensal e 3,9% na interanual. Com todos seus grandes componentes apresentando variação positiva no mês, com destaque para Serviços prestados às famílias (1,3% m/m e 5,3% a/a), no segundo mês seguido de crescimento, e Transportes (1,1% m/m e 1,5% a/a), cuja variação é novamente fruto de forte crescimento em Transporte aéreo, que apresenta alta real de 4,6% na comparação mensal.

Assim, o Índice SafraPay sazonalmente ajustado mostra um mês de dezembro relativamente fraco para o comércio e melhor para serviços. As baixas no comércio foram principalmente em atividades sensíveis ao crédito e naquelas influenciadas pelos descontos de Black Friday. Por outro lado, observa-se altas nas vendas em Supermercados, assim como no setor de Serviços.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra