close

Índice SafraPay mostra alta nos setores de comércio e serviços

Apesar do aumento dos juros, todos os segmentos do comércio apresentaram variação positiva no mês de março, com destaque para móveis e eletrodomésticos, aponta índice SafraPay

Safrapay

O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay | Foto: Getty Images

O Índice SafraPay do Comércio apresentou alta de 2,1% em relação a fevereiro no conceito restrito e de 2,7% no ampliado, mesmo após as recentes altas dos juros.

O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra. A SafraPay é a marca de adquirência do Safra na indústria de pagamentos, com operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.

Saiba mais

Na comparação interanual, o índice SafraPay no conceito restrito apresentou queda de 2% e o ampliado de -0,3%, refletindo a desaceleração recente e o efeito do ajuste sazonal sobre as séries, visto que no ano de 2025 o carnaval ocorreu no mês de março e não em fevereiro, como no ano passado.

Na variação mensal, todos os segmentos do comércio apresentaram variação positiva, com destaque para Móveis e eletrodomésticos (5,1% m/m e -1,8% a/a) e Demais artigos de uso pessoal (6,1% m/m e 2% a/a), no qual Material de escritório foi o principal responsável pela variação positiva, com alta sazonalmente ajustada de 8,1% no mês.

Além desses, destaque também para as atividades que definem o comércio ampliado: Material de construção (2% m/m e 0,9% a/a) e Veículos, partes e peças (2,1% m/m e 5,3% a/a), que apresentam o terceiro mês seguido de crescimento após forte queda observada no índice SafraPay de dezembro.

Índice SafraPay de Atividade de Serviços registra alta de 1,3%

O Índice SafraPay de Atividade de Serviços apresentou alta de 1,3% em relação ao mês anterior ajustado sazonalmente e de 1,9% na comparação interanual.

Os principais responsáveis por essa alta na comparação mensal foram os setores de Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,4% m/m e 4,7% a/a) e de Transportes (1,8% m/m e -2,8% a/a), o qual, dentre diversos fatores, reflete em parte o escoamento da recente forte safra de soja.

Por outro lado, o setor de Serviços prestados às famílias, que engloba principalmente as atividades de alojamento e alimentação, apresentou queda de 0,2% na comparação mensal ajustada sazonalmente e de 1,2% na interanual.

Os Índices SafraPay mostram um mês de março de recuperação tanto para o comércio quanto para setores de serviços, revertendo as quedas observadas em meses anteriores e possivelmente refletindo estímulos como o pagamento da primeira parcela para liberação do saldo remanescente do FGTS, para trabalhadores demitidos que optaram pelo saque-aniversário, além dos efeitos indiretos da safra recorde de soja.

Porém, pelas diferenças entre as variações mensais e interanuais, boa parte dessa alta pode ser explicada pelo ajuste sazonal das séries e pelo efeito calendário utilizado para capturar os efeitos do feriado do carnaval.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra