close

Inflação dos presentes das mães é a mais alta em 4 anos

Artigos para presentear as mães subiram 4,1% em 12 meses em média, mas alguns itens subiram quase o dobro da inflação oficial de 6,7%

Casal de filho s crianças entregam presente para a mãe

Maiores altas foram de eletrodomésticos (12,39%), ventilador e circulador de ar (10,5%), computadores (9,55%) e TVs (7,52%) | Foto: Getty Images

Os preços de presentes e serviços mais procurado para agradar as Mães tiveram a maior alta dos últimos quatro Dia das Mães, revela uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O levantamento foi feito a partir de 32 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

A conclusão é que a “inflação das Mães” foi de 4,10% nos últimos 12 meses.

A maior variação até então havia sido em 2017, quando os preços subiram 4,32%.

Conforme a pesquisa da FGV, a inflação dos serviços teve alta de 4,89%, capitaneada pelas passagens aéreas, cujos preços subiram 26,09%. Na mesma cesta, restaurantes tiveram incremento de 3,82%, salões de beleza, de 3,21%, e academias, de 2,06%.

Inflação de custos

Para o pesquisador do FGV IBRE, Matheus Peçanha, os custos contribuíram para o aumento dos preços. “A inflação de custos foi a tônica da elevação de preços da cesta.

O setor de aviação, por exemplo, é muito dolarizado, de modo que a escalada do câmbio e o aumento do petróleo no último ano provocou uma elevação”, explica o especialistas, em nota à imprensa.

Já em relação aos restaurantes, o preço dos alimentos, conforme Peçanha, teve um impacto muito grande para o reajuste desse serviço, a despeito de uma demanda menos aquecida em meio à pandemia.

“Os salões de beleza e academias são setores intensivos em consumo de energia”, acrescenta.

Apesar da subida, o indicador ficou abaixo da inflação geral verificada para o mesmo período, que foi de 6,71%, de acordo com a FGV.

Os preços da cesta de serviços também seguiram o mesmo comportamento.

Com a pandemia, atrações culturais mantiveram estabilidade nos preços, uma vez que estão inativas diante das restrições de mobilidade.

No caso do setor turístico-hoteleiro, os preços se reduziram, segundo a pesquisa da FGV.

Máquina de lavar roupas lidera alta

Considerando os produtos preferidos como presente para o Dia das Mães, a cesta de 23 itens teve aumento médio de 3,33%, de acordo com o levantamento.

As maiores altas foram observadas em eletrodomésticos como máquina de lavar (12,39%), ventilador e circulador de ar (10,5%), computadores e periféricos (9,55%) e TVs (7,52%).

Também tiveram altas acima da inflação os segmentos de roupas de cama, mesa e banho (9,17%), bijuterias (7,36%) e bicicletas (7,15%).

Por outro lado, os preços de calçados femininos, maquiagem, roupas e livros tiveram redução. (AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra