Inflação nos EUA surpreende e acumula 5,4% no ano
Pressionado pelo aumento do consumo, índice de preços ao consumidor americano subiu 0,9% em junho, acima do esperado pelos analistas
13/07/2021O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,9% em junho ante maio, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira pelo Departamento do Trabalho.
O resultado servirá de parâmetro para as discussões sobre o rumo da política monetária do Federal Reserve (Banco Central dos EUA).
A partir dos dados americanos, analistas e investidores poderão ajustar suas estimativas sobre quando o BC dos EUA passará a retirar os estímulos monetários. O resultado veio bem acima da mediana das previsões dos analistas, que indicava alta de 0,5%.
Núcleo da inflação americana supera previsões
O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, também avançou 0,9% na comparação mensal de junho, superando de longe a mediana das projeções, de acréscimo de 0,5%.
Na comparação anual, o CPI dos EUA saltou 5,4% em junho, registrando seu maior avanço desde agosto de 2008.
Já o núcleo teve ganho anual de 4,5%, o maior desde novembro de 1991. Também neste caso, as projeções eram de altas menores, de 5% do indicador cheio e de 4% apenas do núcleo.
O Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central americano, busca meta de inflação de 2%. (AE)