Inflação, serviços e varejo estão na pauta da semana
Lista de eventos tem divulgações do IBGE e da FGV sobre a inflação de fevereiro. Serviços e varejo de janeiro também serão conhecidos
07/03/2021A segunda semana de março trará dados importantes sobre a economia brasileira e dos Estados Unidos.
Por aqui, serão conhecidos os números referentes à inflação de fevereiro, além de indicadores dos setores de serviços e varejo.
Sobre o EUA, as atenções se voltam para os números da inflação do último mês.
Agenda econômica – 8 a 12 de março
Segunda-feira: IGP-DI de fevereiro
A semana começará com a divulgação, às 8h, do índice de inflação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o mês inteiro de fevereiro.
Projeção do Banco Safra é de que o IGP-DI avance quase 2,2% ante janeiro, diminuindo o ritmo de expansão. Isso faria o acumulado em 12 meses passar de 26,5% para 29,3%.
Terça-feira: serviços em janeiro
Às 9h, o IBGE irá apresentar o volume de serviços prestados em janeiro. A previsão do Safra é que o setor volte a crescer na margem, desta vez em 0,4%.
Mesmo assim, como sofre o maior impacto das medidas de isolamento social, o número deve ficar 5,3% abaixo do nível de janeiro de 2020.
Quarta-feira: inflação nos EUA
Às 10h30, o governo dos Estados Unidos irá informar a variação da inflação medida pelo índice CPI em fevereiro.
O consenso de mercado prevê alta de 1,7% na comparação com o mesmo mês de 2020.
Quinta-feira: IPCA de fevereiro
Às 9h, o IBGE irá mostrar o comportamento do IPCA em fevereiro. O Safra espera que a inflação acelere para quase 0,7% ante janeiro, com alta levemente acima de 5% em 12 meses.
Entre os fatores de pressão no mês deve estar a categoria de combustíveis, em razão dos reajustes da Petrobras.
Sexta-feira: varejo em janeiro
Por fim, às 9h, o IBGE vai revelar o volume de vendas registrado pelo varejo em janeiro.
Após a queda de mais de 6% em dezembro, o Banco Safra projeta leve aumento de 0,1% na passagem mensal. Na comparação com um ano antes, deve haver alta de 0,2%.
Na modalidade ampliada, que contabiliza os segmentos de veículos e material de construção, a expectativa do Safra é de quedas de 1,1% contra dezembro e 2,2% contra janeiro de 2020.