close

Instituto Ricardo Brennand na série Museus, do J. Safra

Obra faz parte da série lançada em 1982 para destacar importância cultural de entidades e acervos artísticos do país

Castelo de Brennand, no Recife, reúne a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas | Foto: Divulgação

O Instituto Cultural J. Safra lança nesta terça-feira, 9, uma obra inteiramente dedicada à preservação da memória do Instituto Ricardo Brennand (IRB), também conhecido como Castelo de Brennand.

Localizado no Recife (PE), o IRB possui a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira.

Além disso, o IRB abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas.

Embarcadouro de Santos, de Benedito Calixto de Jesus (1853-1927)

Príncipe da Dinamarca inaugurou espaço

Fundado em 2001 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o Instituto foi aberto ao público no mês de setembro de 2002 com a exposição “Albert Eckhout volta ao Brasil”, em evento de gala que contou com a presença do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik.

Em 2003, a então rainha da Holanda, Beatrix, esteve no Instituto para inaugurar a exposição “Frans Post e o Brasil Holandês”, até hoje aberta à visitação.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra