Incêndio atinge maior fábrica de vacinas da Índia
Instituto Serum, maior fabricante de vacinas do país, foi atingido por um incêndio, mas produção de imunizantes não teria sido afetada
21/01/2021Um incêndio atingiu um dos prédios do Instituto Serum, que produz a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca, na Índia, nesta quinta-feira, 21.
De acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Pune, os brigadistas levaram cinco horas para controlar o fogo, que deixou cinco mortos. A suspeita é que um problema elétrico tenha causado o incêndio.
“Estamos profundamente tristes e oferecemos nossas profundas condolências aos famílias daqueles que partiram”, escreveu no twitter o presidente do Instituto Serum, Adar Poonawalla.
O Instituto Serum afirma que o incêndio se restringiu a uma nova instalação que está sendo construída para aumentar a produção da vacina contra a covid-19.
Sendo assim, a produção atual da vacina não seria afetada. Segundo Poonawalla, também não há risco de perda de lotes já prontos da vacina de Oxford.
Maior produtor mundial de vacinas, o Instituto Serum foi contratado para a produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tenta a importação de 2 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Serum. No entanto, a carga que havia sido negociada ainda não foi liberada pelo governo da Índia.
Vacinação na Índia
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chamou de “vacinação em escala sem paralelo”. Só os profissionais da área de saúde, que terão prioridade, são cerca de 30 milhões de pessoas.
A agência regulatória de medicamentos da Índia aprovou atualmente duas vacinas para serem usadas no país.
Além da vacina de Oxford, o Instituto Serum fabrica também a Covaxin, que foi desenvolvida pela Hyderabad’s Bharat Biotech em colaboração com o Conselho Médico Indiano de Pesquisa (ICMR, na sigla em inglês) e o Instituto Nacional de Virologia. (Com agências)