close

Incêndio atinge maior fábrica de vacinas da Índia

Instituto Serum, maior fabricante de vacinas do país, foi atingido por um incêndio, mas produção de imunizantes não teria sido afetada

Fogo em fábrica de vacina na Índia

Um incêndio atingiu o instituto Serum, fabricante de vacinas da Índia / Foto: Reprodução

Um incêndio atingiu um dos prédios do Instituto Serum, que produz a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca, na Índia, nesta quinta-feira, 21.

De acordo com informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Pune, os brigadistas levaram cinco horas para controlar o fogo, que deixou cinco mortos. A suspeita é que um problema elétrico tenha causado o incêndio.

“Estamos profundamente tristes e oferecemos nossas profundas condolências aos famílias daqueles que partiram”, escreveu no twitter o presidente do Instituto Serum, Adar Poonawalla.

O Instituto Serum afirma que o incêndio se restringiu a uma nova instalação que está sendo construída para aumentar a produção da vacina contra a covid-19.

Sendo assim, a produção atual da vacina não seria afetada. Segundo Poonawalla, também não há risco de perda de lotes já prontos da vacina de Oxford.

Maior produtor mundial de vacinas, o Instituto Serum foi contratado para a produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tenta a importação de 2 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Serum. No entanto, a carga que havia sido negociada ainda não foi liberada pelo governo da Índia.

Vacinação na Índia

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, chamou de “vacinação em escala sem paralelo”. Só os profissionais da área de saúde, que terão prioridade, são cerca de 30 milhões de pessoas.

A agência regulatória de medicamentos da Índia aprovou atualmente duas vacinas para serem usadas no país.

Além da vacina de Oxford, o Instituto Serum fabrica também a Covaxin, que foi desenvolvida pela Hyderabad’s Bharat Biotech em colaboração com o Conselho Médico Indiano de Pesquisa (ICMR, na sigla em inglês) e o Instituto Nacional de Virologia. (Com agências)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra