close

Butantan terá mais insumos para vacina nesta quarta

Novo lote tem 5,6 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produzido na China pela biofarmacêutica Sinovac

Dose da vacina Coronavac, produzida pela Sinovac. Insumo para mais doses devem chegar em São Paulo

Com nova carga, Instituto Butantan terá capacidade de produzir mais de 17 milhões de doses da Coronavac | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Instituto Butantan de São Paulo deve receber na quarta-feira, 10, um novo lote de insumos vindos da China para a produção da vacina CoronaVac, contra a covid-19.

A informação confirmada pelo governo do estado de São Paulo é de que a carga está no aeroporto de Pequim pronta para o embarque.

O lote tem 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), produzido na China pela biofarmacêutica Sinovac, parceira do Butantan no desenvolvimento da vacina.

A matéria-prima permitirá a produção em São Paulo de mais de 8,7 milhões de doses do imunizante, que serão destinadas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Insumos para mais de 17 milhões de doses

Na quarta-feira, 3, desembarcou em São Paulo um total de 5,4 mil litros de IFA da mesma fornecedora, suficientes para a produção de 8,6 milhões de doses da vacina Coronavac.

Somadas, as cargas permitirão a fabricação de 17,3 milhões de doses de imunizantes, que começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde a partir do final deste mês.

A previsão do Butantan é que a produção de vacinas contra a covid-19 alcance até 600 mil doses diárias com as duas remessas de matéria-prima.

Em janeiro, segundo o governo de São Paulo, o Butantan entregou 8,7 milhões de vacinas Coronavac ao Ministério da Saúde. Foram 6 milhões de doses no dia 17, 900 mil no dia 22 e 1,8 milhão no dia 29.

Vacinação para idosos em São Paulo

O novo lote de insumos ajudará no avanço da vacinação dentro do próprio estado de São Paulo, que nesta segunda-feira, 8, começou a vacinar idosos acima de 90 anos contra a covid-19.

Aqueles com idade acima de 85 anos começam a ser vacinados no próximo dia 15.

O estado tem cerca de 515 mil pessoas com idade acima de 85 anos. Cerca de 37% das pessoas com 85 anos ou mais e que tiveram a doença evoluíram para óbito no decorrer da pandemia, sendo essa a parcela da população mais vulnerável ao novo coronavírus.

Os idosos acima de 90 anos contarão com cinco pontos na capital paulista para a vacinação em sistema drive-thru: o Estádio do Pacaembu, a Arena Corinthians, o Autódromo de Interlagos, o Anhembi e a Igreja Boas Novas, na Vila Prudente.

Além desses locais, a prefeitura de São Paulo informou que vai promover a vacinação idosos em 468 unidades básicas de Saúde (UBSs) espalhadas em todas as regiões da cidade e em quatro centros-escola do município.

Os drive-thrus funcionarão das 8h às 17h. Já nas UBSs, a vacinação será realizada das 7h às 19h. Apenas na capital paulista, a previsão é imunizar mais de 32 mil idosos acima de 90 anos, de um total de 206 mil em todo o estado. (Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra