Fiocruz e Butantan terão insumos a partir de sábado
Ministro da Saúde e governador de SP confirmam chegada do IFA da China para produzir vacinas contra a covid-19 a partir do dia 22
17/05/2021O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Rio de Janeiro, e o Instituto Butantan, de São Paulo, receberam a confirmação de recebimento de insumos da China para a produção de vacinas contra a covid-19.
Ambas as confirmações foram divulgadas nesta segunda-feira, 17, pelos governos federal e do Estado de São Paulo.
As remessas de IFA vão possibilitar que os institutos produzam juntos um total de 19 milhões de doses de vacinas.
A produção da vacina no Butantan havia sido paralisada na última semana devido à falta de insumos.
Datas de chegada dos insumos das vacinas
Pelo Twitter, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que duas remessas do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca devem chegar no próximo sábado, 22 e no final do mês, no dia 29 de maio.
Segundo o ministro, a chegada dos insumos permitirá a produção de 12 milhões de vacinas contra a covid-19.
No início da tarde desta segunda, foi a vez do governador de São Paulo, João Dória (PSDB) confirmar, também pelo Twitter, a chegada de insumos para as vacinas produzidas pelo Butantan.
O instituto, que fica na capital paulista, produz a vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Segundo Dória, um carregamento com 4 mil litros do IFA, capaz de apoiar na produção de 7 milhões de doses da vacina contra a covid-19, está prevista para chegar no próximo dia 26.
Além das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac, são aplicadas no Brasil doses do imunizante da Pfizer/BioNTech.