Inteligência artificial ganha força com a pandemia
Pesquisa mostra que empresas de todo o mundo estão implementando mais a tecnologia para tomadas de decisão
21/02/2021Uma pesquisa da PwC executivos de todo o mundo mostra que a pandemia de covid-19 impulsionou o uso da inteligência artificial (IA) nos negócios.
A consultoria entrevistou 900 lideranças de diversos setores como serviços financeiros, saúde, varejo, telecomunicações, turismo e lazer. A amostra também engloba profissionais líderes de funções como atendimento ao cliente, recursos humanos, tecnologia da informação, entre outros.
A inteligência artificial consiste no desenvolvimento de programas de computador que podem aprender a raciocinar, planejar e agir quando alimentado por dados, uma das capacidades da mente humana.
O aprendizado de uma máquina é realizado por meio de algoritmos e traz um enorme potencial para a criação de produtos e serviços relevantes.
Essa inovação, aliás, é considerada uma das oito essenciais para o futuro dos negócios pela própria PwC.
Tendências
Segundo o estudo, 94% das lideranças adotaram ou planejam implementar a inteligência artificial em seu dia a dia.
Desse total, o percentual de companhias que efetivamente lançaram mão dessa tecnologia é de 70%. Em 2016, a taxa era de 62%.
O país-modelo de implementação dessa inovação nos negócios é a Índia, onde 45% das empresas aumentaram o uso em suas operações.
Já o otimismo com relação ao futuro da inteligência artificial nos negócios deu um grande salto, segundo a PwC.
Ao todo, 92% dos entrevistados disseram estar otimistas com a IA, ante 72% em 2019.
Inteligência artificial nos negócios
O reporte destrincha a amostra indiana para apontar dois temas dentro dos negócios onde mais tem sido trabalhada a inteligência artificial.
O primeiro é a transformação em atividades de natureza front office. Dos cinco principais casos de uso de IA, quatro são em operações relacionadas a atendimento ao cliente, personalização, produtividade da equipe de vendas e experiência do usuário.
O atendimento de humano para humano foi afetado de forma severa pela pandemia, o que levou a um aumento do interesse na tecnologia para atender às necessidades dos clientes.
IA para tomadas de decisão
O segundo tema é a automação. Quase 45% das empresas consultadas pela PwC na Índia passaram a utilizar IA para tomadas de decisão.
Essas decisões são realizadas tendo como base de sustentação a confiança nos cálculos dos algoritmos.
Entretanto, o estudo alerta que a dispensa de força de trabalho devido à implementação de IA pode gerar apenas ganhos de curto prazo. Por isso, a política deve ser revista constantemente para que não se torne insustentável.
O estudo da PwC sobre inteligência artificial pode ser lido na íntegra pelo site da consultoria.