Shoppings: Iguatemi e Multiplan são mais afetados pelas chuvas no Sul
Shoppings devem apresentar resultados sólidos, apesar de tendências negativas do segundo trimestre, como as inundações no Rio Grande do Sul
24/07/2024A avaliação do Banco Safra sobre os balanços financeiros relativos ao segundo trimestre destaca resultados sólidos, apesar de algumas tendências negativas no trimestre. As inundações do Rio Grande do Sul (RS) devem ter um maior impacto nos resultados da Iguatemi e da Multiplan, dada a maior exposição de seus portfólios à região (IGTI: 13%; MULT: 7%; vs. da Aliansce Shopping Centers ALLOS: 1% da renda).
Isso, juntamente com um desempenho de vendas mais fraco em abril, principalmente nos shoppings de baixa renda, dado a fraca performance da Páscoa no primeiro trimestre, deve conduzir o crescimento das vendas das empresas mais suave no segundo trimestre.
Shoppings devem mostrar crescimento de até 8% no trimestre
No entanto, prevemos um sólido crescimento de 6% a 8% (de 8% a 11% no primeiro trimestre), mantendo-se novamente acima da inflação do IPCA, como reflexo da melhoria do mix de inquilinos e das maiores taxas de ocupação dos shoppings.
Enquanto isso, o menor índice IGP-DI, que é usado para ajustar os contratos de aluguel das empresas, deve limitar o crescimento da receita.
No entanto, as empresas devem ainda se beneficiar do crescimento real dos aluguéis, devido a números operacionais mais saudáveis e baixos níveis de inadimplência.
Além disso, o Banco Safra espera que os gastos com imóveis cresçam abaixo da inflação devido às maiores taxas de ocupação, o que, somado a uma menor alavancagem financeira (queda de 0,2 pps-0,9 pps no ano na dívida líquida/ EBITDA), deve impulsionar a expansão do FFO de todos os três operadores listados (10%-20% a/a).
Iguatemi deve apresentar maior expansão
O Safra espera que o Iguatemi entregue a maior expansão do FFO (20% a/a), refletindo ainda mais o ponto de equilíbrio da operação de varejo, contribuindo para um crescimento do EBITDA de 12% a/a.
Por outro lado, nós antecipamos um outro grupo de resultados mistos para a Log CP. As métricas operacionais inspiradoras da empresa devem ser compensadas pela receita reduzida devido às recentes vendas de ativos. Isso, juntamente com uma alavancagem financeira ainda alta e a ausência de benefícios fiscais, deve conduzir à contração do lucro líquido.