close

As melhores ações para quem quer investir em educação

Na avaliação do Safra, o setor oferece oportunidades atraentes, dada a baixa penetração do ensino superior no país, bem como o potencial de valorização das ações

Educação

O Safra inicia cobertura do setor de educação com recomendação de Compra em VTRU e ANIM3 | Foto: getty Images

As ações do setor educacional brasileiro parecem baratas, mas é fundamental encontrar oportunidades de crescimento sustentável, destacam os especialistas do banco Safra. O banco está iniciando a cobertura do setor educacional brasileiro com recomendações de Compra das ações do grupo educacional Yduqs (YDUQ3), Ânima (ANIM3) e Vitru (VTRU), e uma recomendação de Neutra para Cogna (COGN3).

Na avaliação do Safra, o setor oferece algumas oportunidades atraentes, dada a baixa penetração do ensino superior no país, bem como alguns valuations atraentes (43% abaixo dos níveis históricos). No entanto, a mudança secular para o ensino à distância (EAD) e a consequente dinâmica competitiva e operacional diferente aumentam a relevância da qualidade e da execução, destaca o Safra.

Saiba mais

O banco acredita que o principal atributo do setor é o valor atualmente, o que parece ser um fator comum à maioria das ações, mas um aspecto secundário importante é a identificação correta das ações que podem proporcionar crescimento sustentável (lucros e fluxo de caixa) no longo prazo.

A principal escolha do Safra é a YDUQ3 devido à sua:

  • (i) execução;
  • (ii) crescente penetração em ensino a distância (EAD);
  • (iii) balanço patrimonial;
  • (iv) valuation; e
  • (v) boa liquidez no mercado secundário.

O Safra também tem recomendação de Compra em VTRU (maior crescimento impulsionado pela exposição ao ensino a distância) e ANIM3 (métricas de alta qualidade e avaliação barata), e uma recomendação Neutra em COGN3 (valuation pouco atraente).

Os vencedores deverão ser aqueles que estiverem bem posicionados no ensino à distância e na medicina com maior qualidade percebida.

O Safra vê um grande potencial para o aumento da penetração do ensino superior para impulsionar o crescimento nos próximos anos, mas esse crescimento provavelmente se concentrará no ensino à distância devido à maior conveniência e acessibilidade dessa modalidade.

Considerando os cursos no campus (OC), o banco vê potencial maior em Medicina, devido às condições favoráveis de oferta e demanda que levam a taxas de crescimento superiores e tíquetes e retornos muito acima da média.

Além disso, os nomes de maior qualidade provavelmente se beneficiarão de resultados mais sustentáveis no longo prazo, na avaliação do Safra, especialmente em vista das mudanças regulatórias propostas em EAD.

Base de alunos cresce, mas muda para o ensino à distância

O número de alunos matriculados no ensino superior tem crescido a uma taxa anual composta (CAGR) de 10 anos de 6%, com a EAD crescendo a um CAGR de 21% e os alunos de EAD, a um CAGR de 3%.

A EAD traz ganhos significativos de escala, com menos requisitos de investimento de capital e menor custo total de vendas/aluno.

Como resultado, as empresas podem cobrar mensalidades muito mais baratas em comparação com o negócio de OC, tornando-o uma opção mais acessível.

Entretanto, as taxas de evasão são mais altas do que as dos alunos de OC e a concorrência pode ser mais agressiva, o que aumenta a importância de investir com precisão as receitas de marketing (otimização do CAC) e torna a qualidade (capacidade de retenção) e a escala (diluição do custo fixo) ainda mais importantes.

Baixa penetração do setor de educação abre oportunidades

Uma das características mais atraentes do ensino superior no Brasil é que a taxa de penetração de 23,2% em 2022 é significativamente menor do que a média da OCDE (47%) e a de outros países latino-americanos, como Chile (42%) e México (27%).

A taxa de penetração no Brasil tem aumentado gradualmente em 95 pontos base (bps) por ano desde 2011, mas há claramente um grande potencial para fechar a lacuna em relação aos países pares, especialmente considerando que a contribuição do ensino superior para a renda no Brasil (117%) está bem acima da de seus pares (média da OCDE de 37%).

Dito isso, a acessibilidade econômica e a baixa qualidade das escolas de ensino médio são desafios para aumentar a penetração do ensino superior no Brasil, o que torna o DL ainda mais atraente.

A qualidade percebida é um atributo importante para sustentar um desempenho financeiro superior a longo prazo.

Embora o preço e a conveniência sejam características fundamentais para o sucesso das empresas de educação, outros aspectos, como currículo, tecnologia e qualidade percebida, são de grande importância, em nossa opinião.

O Safra acredita que a qualidade desempenha um papel importante na atração e retenção de alunos e deve resultar em poder de precificação no longo prazo, especialmente se os alunos perceberem que seus colegas mais velhos estão sendo bem-sucedidos em seus empregos desejados e percebendo de forma tangível um alto retorno sobre suas mensalidades.

A análise do Banco Safra indica que a ANIM e a YDUQ se destacam nesse atributo.

Riscos: alguns dos riscos mais importantes para o setor são:

(i) acessibilidade;

(ii) regulamentação;

(iii) perspectiva macroeconômica; e

(iv) concorrência.

Abra sua conta no Banco Safra.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra