IR 2021: Receita Federal atualiza programa
Fisco libera atualização com nova data de entrega para 31 de maio, mas quem já declarou não precisa corrigir. Veja os detalhes
30/04/2021A Receita Federal liberou uma atualização do programa de declaração do IR 2021 (PGD/IRPF 2021), o imposto de renda. A nova versão do sistema pode ser baixado por este link.
A atualização do programa do IR 2021 foi necessária devido à prorrogação da entrega da declaração para 31 de maio.
Na nova versão, os contribuintes poderão emitir guias do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com novas datas de vencimento.
No entanto, os contribuintes devem estar cientes que o calendário de restituições não foi alterado juntamente com a prorrogação da entrega.
Por isso, quanto antes o contribuinte declarar o IR 2021 pelo programa online, para computador ou pelo aplicativo, mais rápido receberá.
Para quem já declarou pelo programa do IR 2021
Quem já emitiu o Darf com vencimento para esta sexta-feira, 30, poderá realizar o pagamento até 31 de maio, sem necessidade de reimpressão ou correção, segundo a Receita Federal.
Os contribuintes que consultarem débitos pelo e-CAC ainda poderão ver os valores de Darf com vencimento desta sexta-feira, 30 de abril, e, após esta data, aparecerão como vencidos.
A alteração dos vencimentos para a data de 31 de maio ocorrerá até 10 de maio.
Além da primeira cota ou da cota única do IR 2021, foram prorrogadas as datas de vencimento:
- do Darf cota única
- da primeira cota
- da devolução do auxílio emergencial
- da doação relativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente
- da doação relativa aos Fundos controlados pelos conselhos do Idoso
Balanço de entregas do IR
Até 23h59 de quarta-feira, 28, a receita Federal havia recebido 16,6 milhões de declarações do imposto de renda.
A maior parte (94%) foi enviada via programa de declaração do IR 2021 para computadores.
Outros 5% do total de declarações foram emitidas por aplicativo para celulares e tablets e o restante pelo portal e-CAC.
O Fisco espera receber neste ano mais de 32,6 milhões de declarações. No ano passado, foram enviadas pelos contribuintes 31,9 milhões de declarações.