Juros em espera: momento oportuno para diversificar no Brasil e nos EUA
Cenário de juros altos por mais tempo oferece bom potencial para investimentos em produtos de previdência indexados à inflação
24/07/2024As expectativas da taxa Selic no Brasil chegaram a ser de um dígito para o fechamento do ano. Incertezas no cenário fiscal e internacional, contudo, levaram o consenso de mercado de volta aos dois dígitos. Este panorama de juros altos por mais tempo, chamado de “higher for longer”, é similar na política monetária dos EUA. Com isso, títulos indexados à inflação tendem a pagar taxas promissoras e, quando associados à modalidade de Previdência para diversificar, podem trazer ainda mais benefícios tributários.
O cenário no Brasil e nos EUA, portanto, proporciona um momento interessante para revisitar as estratégias de investimentos local e internacional. Na alocação em ativos internacionais, um olhar especial para moedas é indicado, enquanto no portfólio local é importante se atentar às oportunidades em ativos ligados aos Juros.
Fora do Brasil, exposição ao câmbio é diferencial
Alguns fatores, como a exposição à variação cambial, são indicados como características interessantes na diversificação do portfólio. A valorização do Dólar em relação ao Real, em 2024, já passa de 14% e estratégias como a do fundo Safra Prev Internacional, fundo de Previdência Multimercado da Safra Asset, mostram-se interessantes.
“A diversificação no exterior é importante para descorrelacionar os investimentos do chamado Risco Brasil”, aponta Bruno Bonini, Head de Distribuição da Safra Asset. “O Safra Prev Internacional tem gestão ativa e que busca explorar oportunidades em bolsas globais, tendo características exclusivas para compor portfólio. A estratégia conta com a possibilidade de exposição cambial, um diferencial neste atual cenário”.
Apesar da necessária avaliação de longo prazo característica da Previdência, O Safra Prev Internacional se beneficia do cenário atual e demonstra uma performance sólida no curto prazo. No recorte desde o início de 2024, o fundo rendeu 274% do CDI – nos últimos 12 meses, são 196%. O investimento está disponível nas modalidades PGBL e VGBL, é destinado exclusivamente a investidores qualificados e tem aporte mínimo de R$ 5.000.
Saiba mais
- Juros em alta fortalecem fundos de renda fixa e previdência
- Como investir nas Sete Magníficas com proteção cambial e de capital
- Empresas e setores mais seguros para investir em tempos de incerteza
Bonini relembra outros diferenciais da estratégia: “o produto não tem incidência de come-cotas, por ser em Previdência, possibilita diversificar a carteira com até 100% em ativos de Renda Variável e traz uma questão de eficiência tributária importante, com a alíquota podendo ser reduzida a 10% de imposto em 10 anos”.
Preservar poder de compra no Brasil diversifica portfólio
A estratégia de um portfólio completo deve vir acompanhada de diversificação local, segundo o especialista da Safra Asset. Com o chamado “higher for longer” mentido por aqui, ativos ligados a Juros Reais oferecem oportunidade de alocação Interessantes.
“Por causa de algumas mudanças de cenário ocorridas nos últimos meses, o nível atual dos juros reais está bastante atrativo, com retornos acima da média histórica”, sinaliza o especialista da Safra Asset.
Neste contexto, o Safra Previdência Juros Reais compõe uma boa combinação para o cliente que quer trazer para o seu planejamento a preservação do poder de compra, segundo Bonini. O investimento tem valor mínimo de aplicação de R$ 10.000 e aplica seus recursos no Safra Prev Juro Real, que investe em títulos e operações nos mercados de renda fixa e juros –se beneficiando do panorama atual.