Juros nos Estados Unidos devem cair em setembro e dezembro
Ciclo de cortes das taxas de juros nos EUA deve começar em 18 de setembro, continuando em 18 de dezembro, na avaliação do Banco Safra
05/08/2024O comunicado divulgado pelo Fed alterou a qualificação sobre a atividade econômica e a inflação. O documento afirma que o mercado de trabalho ‘moderou’ e o desemprego ‘subiu’, apesar de continuar em patamar baixo.
A taxa de desemprego passou de 3,5% em julho do ano passado para 4,3% em julho desse ano, o que corrobora o cenário do Banco Safra de que existe um ajuste em curso no mercado de trabalho. A oferta de mão de obra tem sido fortemente beneficiada pela imigração, como evidencia o aumento da força de trabalho de não nativos em 4,9% nos últimos doze meses (1,5 milhão de pessoas).
Além disso, a demanda por mão de obra recuou nos últimos meses, concomitante à estagnação das encomendas para as empresas.
Assim, o excesso de demanda por trabalhadores passou de 6,2 milhões no início de 2022 para 3,1 milhões em meados do ano passado e 1,4 milhão em junho deste ano.
O ajuste do mercado de trabalho tem colaborado para a desaceleração dos salários, enquanto os ganhos de produtividade seguem firmes.
O custo unitário do trabalho subiu apenas 0,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, a menor variação interanual desde 2016. Esse ritmo de aumento dos custos trabalhistas é compatível com inflação abaixo da meta de 2,0%.
Qualificação da inflação também mudou no comunicado do FOMC
Em junho, o comitê afirmou que a ‘A inflação estava ‘elevada’ e, agora, está ‘um pouco elevada’. De fato, a inflação ao consumidor desacelerou sensivelmente nos últimos meses. Excluindo alimentação e energia, o núcleo da inflação ficou em apenas 0,17% ao mês na média do segundo trimestre, incluindo uma importante desaceleração nos serviços.
O índice de difusão continuou comportado durante o primeiro semestre deste ano e corrobora a visão do Safra de que o aumento da inflação no primeiro trimestre foi temporário e concentrado em poucos itens, sem relação com processos inflacionários.
Juros nos EUA devem começar a cair em 18 de setembro
Diante da reavaliação do cenário, o comunicado do FOMC também redefiniu o balanço de riscos. Na reunião de junho, afirmava que estava atento apenas aos riscos inflacionários e agora está atento aos ‘riscos de ambos os lados do seu mandato duplo’, que inclui a atividade econômica.
Diante de riscos balanceados, a manutenção da taxa de juros em patamar restritivo pode aprofundar a desaceleração da
atividade e levar a inflação para abaixo do centro da meta.
O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou em entrevista que deseja “ver mais dados bons e ganhar confiança” e que “não quer ver um esfriamento material do mercado de trabalho”. Assim, indicou que “o sentimento do comitê está se aproximando ao corte de juros”.
O Banco Safra acredita que os próximos indicadores de inflação fornecerão a confiança necessária para o comitê, que poderá confirmar a disposição a reduzir juros através de discursos e apresentações, incluindo o simpósio de política monetária em Jackson Hole entre os dias 22 e 24 de agosto.
Dessa forma, o Banco Safra mantém a expectativa de início do ciclo de normalização monetária na próxima reunião do FOMC no dia 18 de setembro, seguida de outro corte no dia 18 de dezembro.