close

Juros nos Estados Unidos devem cair em setembro e dezembro

Ciclo de cortes das taxas de juros nos EUA deve começar em 18 de setembro, continuando em 18 de dezembro, na avaliação do Banco Safra

juros nos eua

O Banco Safra acredita que os próximos indicadores de inflação fornecerão a confiança necessária para começar a baixar os juros | Foto: Getty Images

O comunicado divulgado pelo Fed alterou a qualificação sobre a atividade econômica e a inflação. O documento afirma que o mercado de trabalho ‘moderou’ e o desemprego ‘subiu’, apesar de continuar em patamar baixo.

A taxa de desemprego passou de 3,5% em julho do ano passado para 4,3% em julho desse ano, o que corrobora o cenário do Banco Safra de que existe um ajuste em curso no mercado de trabalho. A oferta de mão de obra tem sido fortemente beneficiada pela imigração, como evidencia o aumento da força de trabalho de não nativos em 4,9% nos últimos doze meses (1,5 milhão de pessoas).

Além disso, a demanda por mão de obra recuou nos últimos meses, concomitante à estagnação das encomendas para as empresas.

Assim, o excesso de demanda por trabalhadores passou de 6,2 milhões no início de 2022 para 3,1 milhões em meados do ano passado e 1,4 milhão em junho deste ano.

O ajuste do mercado de trabalho tem colaborado para a desaceleração dos salários, enquanto os ganhos de produtividade seguem firmes.

O custo unitário do trabalho subiu apenas 0,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, a menor variação interanual desde 2016. Esse ritmo de aumento dos custos trabalhistas é compatível com inflação abaixo da meta de 2,0%.

Qualificação da inflação também mudou no comunicado do FOMC

Em junho, o comitê afirmou que a ‘A inflação estava ‘elevada’ e, agora, está ‘um pouco elevada’. De fato, a inflação ao consumidor desacelerou sensivelmente nos últimos meses. Excluindo alimentação e energia, o núcleo da inflação ficou em apenas 0,17% ao mês na média do segundo trimestre, incluindo uma importante desaceleração nos serviços.

O índice de difusão continuou comportado durante o primeiro semestre deste ano e corrobora a visão do Safra de que o aumento da inflação no primeiro trimestre foi temporário e concentrado em poucos itens, sem relação com processos inflacionários.

Juros nos EUA devem começar a cair em 18 de setembro

Diante da reavaliação do cenário, o comunicado do FOMC também redefiniu o balanço de riscos. Na reunião de junho, afirmava que estava atento apenas aos riscos inflacionários e agora está atento aos ‘riscos de ambos os lados do seu mandato duplo’, que inclui a atividade econômica.

Diante de riscos balanceados, a manutenção da taxa de juros em patamar restritivo pode aprofundar a desaceleração da
atividade e levar a inflação para abaixo do centro da meta.

O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou em entrevista que deseja “ver mais dados bons e ganhar confiança” e que “não quer ver um esfriamento material do mercado de trabalho”. Assim, indicou que “o sentimento do comitê está se aproximando ao corte de juros”.

O Banco Safra acredita que os próximos indicadores de inflação fornecerão a confiança necessária para o comitê, que poderá confirmar a disposição a reduzir juros através de discursos e apresentações, incluindo o simpósio de política monetária em Jackson Hole entre os dias 22 e 24 de agosto.

Dessa forma, o Banco Safra mantém a expectativa de início do ciclo de normalização monetária na próxima reunião do FOMC no dia 18 de setembro, seguida de outro corte no dia 18 de dezembro.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra