Lego cria peças de montar feitas de garrafas pet
Ícone da indústria de brinquedos de plástico, os tijolos de montar da Lego recebem investimentos de US$ 400 milhões para se tornarem sustentáveis
24/06/2021A preocupação com a poluição provocada pelo uso de plásticos chegou à indústria de brinquedos. A Lego criou um protótipo de peças de montas confeccionadas com plástico reciclado de garrafas pet.
A empresa vai investir até US$ 400 milhões até 2022 para acelerar suas ambições de sustentabilidade.
Foram mais de 250 testes nos últimos três anos para desenvolver o produto, informou a empresa em comunicado. A Lego diz que tem 150 funcionários trabalhando na criação de inovações sustentáveis.
Os novos blocos reciclados ainda demoram a chegar ao mercado, pois devem ser testados ao longo de pelo menos um ano. A equipe continuará testando e desenvolvendo a formulação pet e, em seguida, avaliará se passará para a fase piloto de produção.
Lego quer fazer brinquedos sustentáveis
Nos últimos três anos, cientistas e engenheiros de materiais testaram mais de 250 variações de materiais PET e centenas de outras formulações plásticas, informou a empresa.
O vice-presidente de responsabilidade ambiental do Grupo Lego, Tim Brooks, declarou que a empresa está otimista com o avanço no projeto de sustentabilidade.
“O maior desafio em nossa jornada de sustentabilidade é repensar e inovar novos materiais que sejam tão duráveis, fortes e de alta qualidade quanto nossos tijolos existentes – e se encaixam com elementos Lego feitos nos últimos 60 anos. Com este protótipo, podemos mostrar o progresso que estamos fazendo”, afirmou.
Crianças se preocupam com o ambiente, diz empresa
O dirigente disse que a empresa tem consciência de que as crianças se preocupam com o meio ambiente. “Queremos tornar nossos produtos mais sustentáveis. Mesmo que detendo um tempo até que as crianças possam brincar com tijolos feitos de plástico reciclado, queremos que elas saibam que estamos trabalhando nisso. Experimentação e falha é uma parte importante do aprendizado e da inovação. Assim como as crianças constroem e reconstroem com tijolos Lego em casa, estamos fazendo o mesmo em nosso laboratório.”
Em 2020, a empresa anunciou que começaria a remover plástico de uso único de suas caixas. Em 2018, passou a produzir elementos a partir do biopolietileno (bio-PE), feito de cana-de-açúcar de origem sustentável.
Peças menores já são feitas de cana-de-açúcar
Muitos conjuntos Lego contêm elementos feitos de bio-PE, usado em peças menores e mais macias, como árvores, galhos, folhas e acessórios para minifiguras. Bio-PE não é atualmente adequado para fazer elementos mais duros e fortes, como os icônicos tijolos Lego.
Brooks disse: “Estamos comprometidos em desempenhar nossa parte na construção de um futuro sustentável para gerações de crianças. Queremos que nossos produtos tenham um impacto positivo no planeta, não apenas com a peça que inspiram, mas também com os materiais que usamos. Ainda temos um longo caminho a percorrer em nossa jornada, mas estamos satisfeitos com o progresso que estamos fazendo.”