Leilão da MSVia prevê investimento de R$ 9,1 bilhões
O projeto MSVia conecta os estados de Mato Grosso e Paraná e é essencial para o escoamento de grãos e carne bovina do estado de Mato Grosso do Sul
13/03/2025
O vencedor do leilão da MSVia será o licitante que oferecer o maior desconto tarifário | Foto: Getty Images
O leilão da rodovia MSVia (BR-163), que ocorrerá em 22 de maio, com a entrega dos envelopes prevista para 19 de maio, tem extensão de 847 km. O projeto MSVia conecta os estados de Mato Grosso e Paraná e é essencial para o escoamento de grãos e carne bovina do estado de Mato Grosso do Sul, segundo relatório de avaliação do Banco Safra.
A concessão tem um prazo de 29 anos (19 anos sob o contrato original, estendido por 10 anos) e uma TIR estimada (real e não alavancada) de 9,45%. Segundo o Safra, o projeto prevê um capex de R$ 9,1 bilhões (59% sendo executado do primeiro ao sétimo ano) e um opex de R$7,2 bilhões.
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O vencedor do leilão será o licitante que oferecer o maior desconto tarifário. No entanto, a CCR (CCRO3), como operadora atual da MSVia, tem o direito de participar de uma potencial fase de leilão ao vivo sequencial.
O Safra prevê que o novo contrato da MSVia deve gerar um valor presente líquido (VPL) de R$ 544 milhões para a CCR, com uma TIR real alavancada de 19,4%, assumindo nenhum desconto nas tarifas e com base em em estimativas (usando a previsão operacional do governo).
Projeto de concessão da rodovia MSVia
O banco calcula o VPL do projeto da rodovia MSVia assumindo:
- (i) custo da dívida de IPCA+7,5%;
- (ii) emissão de dívida para financiar 80% do capex durante o ciclo de investimento do projeto; e
- (iii) custo do patrimônio líquido de 11,9% em termos reais.
O Safra realizou uma análise de sensibilidade para simular os impactos potenciais das mudanças nas suposições e seus efeitos emno VPL e TIR projetados.
Assumindo o VPL estimado de R$ 544 milhões, a MSVia adicionaria 2,3% à capitalização de mercado da CCR, ou R$ 0,30/ação. O Safra nota que não considera a otimização deste contrato no modelo de avaliação atual para a CCR.
Com base nas estimativas do Safra, o projeto seria positivo para a CCR, assumindo um desconto tarifário máximo de 15,1%, o que suportaria uma TIR (real e alavancada) de 11,9%, semelhante à taxa de desconto para a CCR projetada pelos especialistas do Safra.

