Leilão da BR-381 prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões
Governo federal fez algumas alterações no projeto visando aumentar sua atratividade para o novo leilão após três tentativas
26/08/2024O leilão da rodovia BR-381 com pedágios, nesta sexta-feira, 29 de agosto, tem prazo total de 30 anos e uma estimativa de taxa interna de retorno (TIR) do projeto (real e não alavancado) de 11,97%.
O trecho da rodovia BR-381 a ser leiloado tem 296 km e liga as cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O projeto prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões (64% do ano 3 ao 8) e despesas operacionais de R$ 3,7 bilhões.
O vencedor do leilão será o licitante que oferecer o maior desconto tarifário. Após sua terceira tentativa, em novembro de 2023, de levar essa rodovia com pedágio ao mercado, o governo federal fez algumas alterações no projeto visando aumentar sua atratividade para o novo leilão, das quais o Banco Safra destaca:
- (i) a taxa interna de retorno (TIR) do projeto foi aumentada para 11,97%, de 9,88%;
- (ii) o total de investimento necessário foi reduzido para R$ 5,6 bilhões, de R$ 6,0 bilhões, e sua estimativa de despesa operacional foi reduzida para R$ 3,7 bilhões, de R$ 4,1 bilhões; e
- (iii) obras com maior risco de execução foram excluídas do escopo do projeto, e sua execução foi transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para ser posteriormente incorporada pela concessionária para operação e manutenção.
BR-381 tem valor presente líquido de R$ 641 milhões
O Safra estima um valor presente líquido (VPL) de R$ 641 milhões para a BR-381, com uma TIR alavancada real de 16,8%.
O Safra calcula o valor presente líquido (VPL) do projeto assumindo um desconto zero em sua tarifa no leilão e também assume:
- (i) custo da dívida do IPCA+7%;
- (ii) emissão de dívida para financiar 60% dos gastos com capex durante o ciclo de investimento do projeto (seus primeiros 10 anos).
O Safra realizou uma análise de sensibilidade para estimar o impacto potencial das mudanças em nossas hipóteses sobre nosso NPV e TIR projetados.