Locaweb tem recuperação acima do esperado e receita impulsionada por aquisições
Empresa que viabiliza a presença digital de seus clientes, a Locaweb (LWSA3) tem recomendação de compra com preço-alvo de R$ 10
12/08/2022A Locaweb (LWSA3) apresentou um bom resultado no segundo trimestre de 2022, acima das expectativas do Banco Safra e apresentando recuperação de margem melhor do que o esperado no trimestre, o que pode ser positivamente visto pelo mercado. A receita líquida continua bastante forte, principalmente impulsionada por aquisições.
A receita líquida consolidada atingiu R$ 282 milhões, alta de 53% no ano e de 14% no trimestre, ainda impulsionada pelo forte desempenho da divisão de comércio. A receita de comércio da Locaweb aumentou 105% no ano, para R$ 174 milhões.
As empresas adquiridas também continuam apresentando forte crescimento de receita. As quatro principais adquiridas da Locaweb (Bling, Melhor Envio, Squid e Octadesk) que juntas representam 77% da receita inorgânica, cresceram 68% na comparação anual (vs. 62% no trimestre passado).
A receita orgânica também manteve uma boa evolução (crescimento de 45% no ano, ligeiramente acima do primeiro trimestre).
No segmento BeOnline/SaaS, a receita líquida foi de R$ 109 milhões, alta de 9% na comparação interanual, devido ao maior ARPU no período, embora sua base de clientes tenha diminuído 1% no ano (fixa na comparação trimestral).
Em suma, os resultados da Locaweb foram bons na avaliação do Banco Safra. O desempenho de receita continua bastante forte, especialmente do lado inorgânico. No entanto, as margens ainda estão em um nível muito baixo devido a essas aquisições.
Há alguns anos, a Locaweb atingiu margens acima de 25%, o que mostra que ainda há um longo caminho a percorrer em termos de recuperação de margem. No entanto, os resultados do segundo trimestre de 2022 apontam que a Locaweb está no caminho certo.
Vale a pena investir em LWSA?
- Domínio em um segmento fragmentado;
- Oportunidade de penetração em um mercado amplo;
- Modelo de negócio com forte fluxo de receitas recorrentes a partir de uma base diversificada de clientes;
- Portfólio extenso de produtos gera oportunidades de cross-selling e up-selling;
- Capacidade de aumentar base de clientes na plataforma Tray, bem como potencial de expandir a receita média por usuário;
- Relação atrativa entre valor do usuário ao longo do tempo e seu custo de aquisição;
- Divisão voltada ao e-commerce deve mostrar tendência de crescimento no longo prazo, com o avanço das vendas online no Brasil;
- Fusões e aquisições devem ser uma fonte adicional de criação de valor.
Quais são os principais riscos de LWSA3?
- Eventual deterioração na capacidade de reter clientes;
- Ambiente competitivo acirrado, com fortes concorrentes;
- Dependência de constante inovação;
- Força do modelo de marketplace pode reduzir demanda por sites próprios;
- Estratégia de M&A pode não atender expectativas.
Sobre a Locaweb (LWSA3)
A Locaweb é a maior provedora de serviços de hospedagem e infraestrutura de internet da América do Sul, e também líder no Brasil. A empresa foi fundada em 1997 pelos primos Gilberto Mautner e Claudio Gora, com o intuito de hospedar apenas sites, em um único data room, nos Estados Unidos. Em 1998, com o início do boom da internet, a empresa expandiu seus negócios por meio de uma rede de parceiros para o desenvolvimento de sites para empresas, dando origem ao Locaweb Pro. Em 1999, a empresa migrou seus servidores para o Brasil, utilizando uma estrutura mais robusta. Em pouco tempo, a empresa construiu o maior data center da América Latina.
Em 2010, o fundo de investimentos Silver Lake Sumeru, um dos maiores do mundo, comprou 20% do capital da empresa, em seu primeiro investimento na América Latina. A entrada representou um selo de aprovação para a empresa, que expandiu sua atuação por meio de novos negócios. O fundo deixou a base de acionistas da Locaweb na oferta inicial de ações em fevereiro de 2020.
Em 2012, com o objetivo de fomentar o crescimento em áreas de negócios com alto potencial de expansão, a Locaweb adquiriu 51% da Tray, plataforma com soluções que abrangem toda a cadeia do e-commerce, com ferramentas tecnológicas, publicidade online e soluções de pagamento. Pouco tempo depois, a Locaweb adquiriu o restante do patrimônio da empresa.
Atualmente, os principais acionistas da empresa são os fundadores da Locaweb, no total com 34% das ações, seguidos pelo fundo GIC, JPMorgan Chase e BlackRock.