close

Lua de Sangue: veja como foi o primeiro e único eclipse lunar do ano

O eclipse da Lua chegou ao seu auge à 1h11 da manhã, no horário de Brasília, e a sombra encobriu completamente o disco lunar

Eclipse

O eclipse foi causado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua, o que fez com que a sombra da Terra encobrisse a Lua | Foto: Getty Images

O primeiro e único eclipse total da Lua em 2022 foi visto praticamente em todo o Brasil. O fenômeno foi transmito ao vivo no Youtube pela Nasa, a agência especial dos Estados Unidos.

O eclipse foi causado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua, o que fez com que a sombra da Terra encobrisse a Lua. O fenômeno foi visto em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.

O evento chegou ao seu auge à 1h11 da manhã, no horário de Brasília, e a sombra encobriu completamente o disco lunar. A Lua ficou avermelhada, sem a incidência direta da luz do Sol.

De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse parcial teve início às 23h27 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começou a escurecer. Às 00h29 desta segunda-feira, 16, o fenômeno passou a ser observado.

Nasa transmitiu o eclipse de Lua pelo Youtube

Com a luz azul do Sol se espalhando, a luz vermelha, laranja e amarela (de comprimento de onda mais longo) tornou a Lua vermelha. Segundo a Nasa, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A poeira ou nuvens na atmosfera da Terra acentuaram a cor vervelha da Lua, conforme a região.

A chamada Lua de Sangue foi visível a olho nu, e milhares de imagens nas redes sociais registraram o fenômeno.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra