close

Maior árvore do mundo é coberta com manta térmica contra fogo

Diante do avanço de incêndios na Califórnia, Bombeiros cobrem algumas das sequoias do parque florestal onde está a maior árvore do mundo

Turista observa a General Sherman, maior árvore do mundo, no Parque Nacional da Sequoia, nos Estados Unidos | Foto: Getty Images

Bombeiros estão enrolando cobertores resistentes ao fogo ao redor de árvores antigas enquanto as chamas avançam sobre o mundialmente famoso Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. O parque abriga a maior árvore do mundo.

As autoridades temem que o fogo chegue à Floresta Gigante, um bosque de algumas das maiores árvores do planeta. Os incêndios são causados pelo clima seco e falta de chuvas, que se agravaram nos últimos anos com o aumento do aquecimento global.

A floresta abriga cerca de 2 mil sequoias, incluindo o General Sherman, a maior árvore em volume da Terra. Ela tem 1.487 metros cúbicos de volume, e cerca de 83,8 metros de altura. Há outras árvores ainda mais altas no parque, mas ela é conhecida como a mais volumosa do planeta.

Mais de 350 bombeiros, usando helicópteros e aviões de lançamento de água, foram mobilizados para combater as chamas, informa reportagem da BBC.

Eles embrulharam várias árvores, incluindo o General Sherman, com papel alumínio, para protegê-las contra o foto.

General Sherman é a maior árvore do mundo e tem mais de 2,3 mil anos

Bombeiros cobrem parte do tronco árvore mais volumosa do mundo como prevenção contra incêndios | Foto: Reprodução

“É uma área muito significativa para muitas, por isso os bombeiros fazem um esforço especial para proteger este bosque”, disse a porta-voz do Parque Nacional do Canyon, Rebecca Paterson, ao LA Times.

Em volume, o General Sherman é a maior árvore viva viva da Terra e estima-se que tenha entre 2,3 mil e 2,7 mil anos.

Especialistas dizem que as sequoias são muito resistentes ao fogo e evoluíram para sobreviver às chamas.

Os incêndios são os mais recentes de um longo verão de incêndios na Califórnia.

Mais de 7,4 mil incêndios florestais queimaram no estado este ano, destruindo mais de 2,2 milhões de hectares.

Eles têm sido impulsionados por temperaturas mais altas e condições extremas de seca. As mudanças climáticas aumentam o risco do tempo quente e seco que alimenta incêndios florestais.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra