Maiores hospitais do país estão com UTIs lotadas
Einstein, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa e São Camilo estão sem vagas; situação é grave em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
02/03/2021O agravamento da contaminação da covid1-19 está lotando as Unidades de Terapia Intensiva dos maiores hospitais do país. Pelo menos quatro grandes hospitais privados da capital paulista – Einstein, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa e São Camilo chegaram a 100% de ocupação das UTIs para pacientes com covid-19.
Os hospitais buscam abrir novos leitos, mas continuam realizando os procedimentos considerados de não emergência.
Santa Catarina exporta doentes para Vitória
Em Santa Catarina, diante da lotação da capacidade dos hospitais, o governo anunciou que transferir pacientes com covid-19 para hospitais da região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.
Na segunda-feira, mais de 200 pacientes aguardavam vaga de tratamento intensivo, e o Estado também começa a registrar mortes por falta de leitos.
Desde o dia 21 de fevereiro, quando Santa Catarina atingiu capacidade máxima de internação, foram registradas 16 mortes na fila por uma vaga de UTI. No Espírito Santo, a taxa de ocupação de leitos é de 75%.
100% de lotação em UTIs gaúchas
O Rio Grande do Sul também ultrapassou 100% de ocupação nos leitos de UTI adulto nesta terça-feira, 2.
Já são 2.824 pacientes internados em 2.818 leitos, incluindo hospitais públicos e privados. O Estado vive o pior momento da pandemia, com todas as regiões em bandeira preta.
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, anunciou nesta sexta que vai instalar um contêiner refrigerado anexo ao hospital para aumentar a capacidade do necrotério, que atualmente comporta até três corpos. (Com AE)