15 maneiras de consumir água de forma consciente
Consumo consciente pode ajudar a salvar quase 2 bilhões de vidas em meio à pandemia. Veja a lista com sugestões para o uso
09/06/2021Recurso básico e valioso para a vida, a água é um bem que tem ficado cada vez mais escasso e inacessível no mundo. Consumir água de forma consciente é essencial para mudar essa quadro. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), os recursos de água doce disponíveis por pessoa no mundo diminuíram mais de 20% nas últimas duas décadas.
E na hora de consumir água, quem mais sofre são os moradores de área rurais. Segundo a FAO, mais de 3 bilhões de pessoas vivem em áreas agrícolas com níveis altos a muito altos de escassez de água.
No Brasil, a situação tem se agravado com o primeiro alerta de “situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná” em 111 anos.
O alerta abrange cinco Estados brasileiros – Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Além do abastecimento em risco, a falta de chuvas já gera um aumento na conta de luz dos brasileiros a partir deste mês.
Gravidade em meio à pandemia
Em um cenário de enfrentamento da pandemia de covid-19, consumir água de forma não consciente pode contribuir, não só para a escassez, mas também para à morte de quase 2 bilhões de pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 1,8 bilhão de pessoas estão sob maior risco de se contaminarem com o novo coronavírus pela falta d’água em instalações de saúde utilizadas por elas.
Por isso, consumir água de forma consciente que engloba desde tomar banhos curtos e organizar a louça antes lavar até reutilizar águas que seriam descartadas é essencial para promover um futuro sustentável.
Formas de evitar desperdício e consumir água de forma consciente
Para ajudar cada pessoa a consumir água de forma consciente e fazer sua parte, o portal de conteúdos sobre sustentabilidade eCycle apontou 15 maneiras simples de evitar o desperdício. Confira:
- Manter a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. A escovação com torneira aberta pode gastar cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
- Tomar banhos curtos, de cinco minutos. E enquanto se ensaboa o corpo, o registro deve permanecer fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
- Evitar usar duchas de alta pressão para se banhar. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, as duchas de alta pressão são inimigas do consumo consciente de água. Elas tem uma vazão grande, de 20 a 30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água. Segundo a OMS, o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.
- Organizar a louça antes de lavá-la, utilizando uma bacia para deixar os utensílios de molho para amolecer a sujeira. Em seguida, o ideal é lavar toda a louça e enxaguar tudo de uma única vez.
- Só ligar a lava-louças e a lava-roupas quando estiverem cheias. No caso das roupas, verificar se elas realmente precisam ser lavadas – várias peças, como casacos e calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de precisarem ser lavadas.
- Se possível, usar a lava-louças no lugar da maneira tradicional de limpeza. O equipamento chega a economizar cerca de seis vezes a quantidade de água normalmente gasta – mas para valer a pena precisa estar cheio de louça.
- Adotar dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras, o restritor de vazão, bacias sanitárias VDR e válvulas automáticas para mictórios. Em condomínios e empresas o uso desses equipamentos gera uma boa redução de custos.
- Se tiver uma piscina, cobri-la com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% da água em um mês por conta da evaporação. A cobertura também evita o depósito de folhas e outros resíduos e uma piscina limpa precisa de menos trocas de água.
- No jardim, evitar regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10h e depois das 19h previne o excesso de evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. De acordo com o eCyle, a economia pode chegar a 96 litros de água por dia.
- Usar a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, preferir equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
- Usar um balde e um pano para limpar o carro, uma vez que a mangueira gasta o volume mencionado na dica anterior e a lavagem de uma carro leva mais tempo.
- Prestar atenção e consertar o quanto antes eventuais vazamentos em casa. De acordo com o eCycle, um buraco de 2 milímetros em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
- Incentivar o uso de hidrômetros individualizados, principalmente em prédios. O equipamento ajuda cada morador a ter maior consciência sobre o seu consumo de água.
- Reutilizar as águas cinzas, que são aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas (dentre outras), para limpar quintais, dar descargas, lavar terraços e outras áreas externas do prédio. Além destas possibilidades, dependendo da substância que estiver diluída na água, a mesma pode ser usada até para regar o jardim.
- Usar cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. A água da chuva é ótima para regas de plantas, limpeza de quintal, dos pisos e outros espaços.