close

Marcas que investem em eSports podem elevar fidelização de clientes

Especialistas destacam potencial de jogadores profissionais e clubes serem embaixadores de marcas e influenciarem os gamers de lazer

Diferentemente do futebol, por exemplo, é comum torcedores de eSports terem camisas de clubes rivais, sem rejeição a qualquer marca associada a eles

Em franca expansão, o mercado de games tem crescido a um ritmo intenso e sólido, muito devido aos chamados eSports (esportes eletrônicos).

Com isso, novas oportunidades surgem às marcas que, mais do que vender o seu produto, podem encontrar um grande canal de fidelização de clientes.

Saiba mais

Esta é a visão de Carlos Fonseca, cofundador e CEO do CNB Esports Club, e Sergio Pepe, fundador da Wild, convidados da série de debates “Future 10: Games”, realizada pelo Banco Safra.

Só em 2020, o mundo gamer cresceu 15% e arrecadou cerca de US$ 200 bilhões (R$ 1,1 bilhão).

No Brasil, há cerca de 67 milhões de gamers, de acordo com dados da Brasil Game Show (BGS) e do Instituto Datafolha.

Nesse contexto, os especialistas destacaram as oportunidades de investimentos por meio do setor, tanto via patrocínios de clubes quanto dos chamados ‘streamers’.

Segundo Pepe, os streamers são na maioria das vezes jogadores profissionais e têm alto poder de influência sobre os chamados gamers eventuais e críticos.

“O gamer profissional está interessa em dispositivos associados ao jogos. Por exemplo: cadeira gamer, teclado gamer e mouse gamer. Ele consome muito mais tecnologia que o gamer eventual e este é influenciado pelo profissional”.

Abra sua conta

Sendo assim, o profissional se torna "um excelente embaixador e influenciador para as marcas que não têm uma ligação histórica com o mercado de games", explica Pepe.

Além disso, o investimento no mercado de games e seu consequente fomento acaba por mexer com o brio de quem é apaixonado pelos jogos. Isso acaba por aumentar as chances de conquista e fidelização de um cliente.

"É um público que tem uma aceitação grande com as empresas que fazem bem para o cenário. Elas têm a tendência de gerar fidelidade", diz Fonseca, cujo clube chegou a ter como sócios o ex-jogador de futebol Ronaldo "Fenômeno" e o atleta de pôquer André Akkari.

Torcida pelos eSports

Diferentemente do que é visto em modalidades esportivas tradicionais, nos eSports é que haja um torcedores de vários clubes.

Isso porque muitos gamers, principalmente os de lazer, não jogam apenas um jogo.

"Temos muitos usuários que jogam League of Legends, mas que também jogam Counter Strike. Há os que Jogam Rainbow Six e Fortnite", explica Fonseca.

Ronaldo "Fenômeno" foi sócio da CNB Esports | Foto: Reprodução
Ronaldo "Fenômeno" foi sócio da CNB Esports | Foto: Reprodução

Dessa forma, abre-se um grande leque de oportunidades para as empresas que, ao contrário do futebol, por exemplo, temem que possíveis clientes rejeitem a marca por estar associada a um time rival.

"É normal que um torcedor de eSports tenha a camisa do seu clube, mas também tenha a camisa de outro, mas de modalidades diferentes", diz o CEO do CNB Esports.

Inclusivo e democrático

Desmitificado como coisa de criança e jovem, o mercado de games permite que pessoas de todas as idades consumam e invistam nele.

Exemplo disso é que todos os perfis de jogadores (eventual, crítico e streamer) estão inseridos nas redes sociais.

Aliás, o maior crescimento global de público em termos percentuais, segundo Pepe, foi o dos baby boomers, caracterizados por pessoas com 60 anos ou mais.

"Todos eles estão nas redes sociais e são influenciados pelos comentários, canais. Esse é um mercado que a gente consegue ver".

No caso dos atletas, Fonseca conta que, embora os jogadores percam alguns reflexos e mecânicas de jogo ao longo do tempo, há inúmeros atletas de alto nível na faixa dos 40 anos.

Atualmente, o CNB Esports está focado em prospectar e treinar novos talentos para o jogo League of Legends (LoL).

Hoje, há idade mínima de 13 anos para participar das peneiras, porém, não há máxima.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra