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Marcopolo ainda tem potencial de alta, após valorização de 36%

Apesar da valorização de suas ações de 36% no ano, a Marcopolo é negociada atualmente com desconto de 39% sobre a média histórica, segundo o Banco Safra

Marcopolo

A Marcopolo é o maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil, com uma participação de mercado de 49% | Foto: Getty Images

O Banco Safra iniciou a cobertura de Marcopolo (POMO4) com uma recomendação de Compra e um preço alvo de 12 meses de R$ 11,10, o que implica um potencial de valorização de 39%.

A Marcopolo é o maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil, com uma participação de mercado de 49%, duas vezes maior que a do segundo maior player.

A empresa foi fundada em 1949 e opera em 9 países, com ~36% de sua receita gerada no exterior. Após anos de renovação da frota subótima, agravada pela pandemia de covid-19, o Safra espera um aumento da produção de ônibus no futuro, impulsionado pela necessidade de renovar a frota brasileira, cuja idade média já atingiu 11,3 anos.

Além disso, esperamos que a Marcopolo mantenha margens saudáveis nos próximos anos, após uma combinação de ganhos de escala (devido ao aumento do volume), maior eficiência (impulsionada pelo aumento da força de trabalho), melhor mix de vendas e um cenário competitivo melhorado.

Tese de investimento na ação da Marcopolo

Os principais pilares que sustentam a recomendação de Compra para Marcopolo pelo Banco safra são:

  • (i) renovação da frota em apoio a volumes crescentes – a idade média da frota de ônibus urbanos brasileiros aumentou significativamente, atingindo um máximo histórico de 11,3 anos, de 10 anos em 2017. Isso indica uma clara necessidade de renovação da frota, que esperamos aumentar os volumes da empresa;
  • (ii) ganhos de eficiência devem sustentar futuras margens acima de sua média histórica – a empresa tem lidado com restrições de margem nos últimos anos decorrentes de volumes menores, Aumento da ineficiência e do custo das matérias-primas. Olhando para o futuro, o Safra espera que a Marcopolo mantenha uma margem de EBITDA saudável, acima do seu nível histórico de 10%, após um melhor mix de vendas, ganhos de eficiência e um ambiente competitivo mais racional, resultantes de perspectivas limitadas para expansão da capacidade, dadas as restrições financeiras dos concorrentes. A projeção assume uma margem média de EBITDA de 16,8%;
  • (iii) posição de liderança – com uma participação de mercado de ~49% na produção de carrocerias de ônibus no Brasil, a Marcopolo é o líder do segmento (2x maior que o segundo maior concorrente). O Safra acredita que seus produtos de qualidade premium e constantes investimentos em tecnologia devem apoiar a liderança da empresa no futuro;
  • (iv) diversificação geográfica – a empresa está presente em 9 países e gera ~36% de sua receita no exterior, o que reduz riscos macroeconômicos específicos, torna seu modelo de negócios mais resiliente.

Valuation

Apesar da valorização de suas ações de 36% no ano, a empresa está atualmente negociando a 5,6x EV/ EBITDA 2025, um
desconto de 39% sobre a sua média histórica ajustada de seis anos de 9,1x e um desconto de 15% sobre seus pares globais.

Os principais riscos para a tese de investimento são:

  • (i) riscos relacionados com o governo e a economia, dada a sua elevada sensibilidade ao PIB;
  • (ii) transporte de ônibus perdendo participação de mercado;
  • (iii) inflação dos preços das matérias-primas;
  • (iv) mão-de-obra não a funcionar como esperado; e (v) cenário competitivo desafiador.
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