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6 dicas para usar marketing pessoal nos negócios

Sebrae divulga roteiro para associar de forma positiva a imagem do dono ao próprio negócio, com estratégia de baixo custo

Blogueiro se filmando e fazendo o marketing pessoal

Ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas na aplicação e acessibilidade do marketing pessoal para empreendedores | Foto Getty Images

Com recursos mais limitados, os pequenos empreendedores devem buscar soluções simples e de baixo custo para impulsionar o próprio negócio. Uma delas, que muitas vezes está “na cara” do empreendedor, é o marketing pessoal.

A estratégia pode tornar a própria imagem do dono como a marca da
empresa.

No entanto, é necessário conhecimento e dedicação para que o marketing pessoal obtenha êxito e transmita as mensagens que se deseja passar.

Por isso, o Sebrae lançou um e-book com dicas de como trabalhar o marketing pessoal. O documento traz seis passos para empreendedores lançarem mão dessa solução.

Relevância crescente

A importância do marketing pessoal cresce no Brasil à medida que aumenta o número de pequenos empreendedores.

De acordo com o governo federal, até 20 de fevereiro o país contava com mais de 11 milhões e 600 mil microempreendedores.

As ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas na aplicação e acessibilidade do marketing pessoal para esses pequenos empreendedores.

Porém, é necessário dominar essas ferramentas para que um nível de profissionalismo e exposição positiva seja alcançada.

Benefícios da autopromoção

Além do custo, um dos benefícios do marketing pessoal para os empreendedores é de dar à empresa a personalidade do proprietário.

Na comunicação, esse fator facilita a transmissão de mensagens e, consequentemente, dos valores que o empreendedor determinou para a empresa.

Porém, a decisão de associar diretamente a imagem pessoal à da empresa deve ser muito bem pensada para evitar ao máximo interferências negativas, tanta na vida pessoal quanto na profissional.

Um bom exemplo está na profissão de influenciador digital, que surgiu com os avanços tecnológicos nos dispositivos móveis. Essencialmente, o influenciador usa sua própria imagem como ferramenta principal de trabalho.

Porém, seus conteúdos, por mais que possam ser motivados por contratos comerciais, acabam, sendo frequentemente atrelados às suas opiniões pessoais.

6 dicas para trabalhar o marketing pessoal

  1. Avalie o quanto você é relevante para a percepção dos seus clientes Tente identificar se você ou alguém que esteja atuando no seu negócio se conectam diretamente com a história da empresa. Exemplos dados pelo Sebrae são: Peixaria do Arnaldo, Salão de Beleza da Rosa, Padaria do Manuel. Associar a marca da empresa à figura do empreendedor pode ser muito bom, desde que a sua imagem seja positiva e de confiança.
  2. Perceba como está a sua postura e apresentação profissional
    O Sebrae destaca que é importante adotar postura marcante e positiva e que você se questione sobre como é seu comportamento e se interage com as pessoas. A partir disso, a dica é colocar em mente que os clientes podem te enxergar como uma “embalagem”, isto é, a percepção em relação à aparência, linguajar e comunicação corporal.
  3. Fique atento à aparência virtual
    É na internet que a maioria dos consumidores pesquisarão sobre sua empresa. Por isso, capriche nas fotos, na regularidade e, principalmente, na interação com os internautas. Desatualizações, comentários sem resposta, conteúdo de baixa qualidade e outras ciladas podem prejudicar a percepção de qualidade do seu negócio.
  4. Possua um conjunto de materiais de apoio
    Comunicação é ponto-chave. Tenha marca própria registrada e a utilize em todos os materiais de comunicação (embalagens, site, sacolas, uniformes, mobiliário etc.). Ofereça cartões de visita. Esteja presente e atuante nas redes sociais, de preferência, oferecendo conteúdo ou promovendo discussões de qualidade.
  5. Não caia em ciladas
    Novamente a comunicação é quem dá a cara do negócio. O cliente não tolera falhas grosseiras. Portanto, evite o uso de expressões chulas, vícios de linguagem e gírias que os clientes possam não entender.
  6. Invista nos relacionamentos
    Por fim, a orientação do Sebrae para todos os empreendedores é estar aonde o cliente está. Comunidades em redes sociais são um ótimo exemplo. É lá que você poderá se comunicar com os clientes, expor os serviços e transmitir os valores desejados sobre sua empresa. Publicar recomendações práticas podem denotar que o empreendedor realmente sabe o que faz e, consequentemente, demonstram segurança ao cliente para fechar a aquisição.

O e-book completo do Sebrae sobre marketoing pessoal está disponível para download e impressão por este link.

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