Máscara de ouro de 3 mil anos é encontrada na China
Artefato de 280 gramas foi encontrado com cerca de 500 itens confeccionados em bronze, marfim, jade e osso
22/03/2021Uma máscara de ouro de cerca de 3 mil anos foi encontrada com diversos outros artefatos em um sítio arqueológico na província chinesa de Sichuan.
Pesando cerca de 280 gramas, a máscara cerimonial é um dos mais de 500 itens desenterrados de seis escavações, informou a Administração do Patrimônio Cultural Nacional do país.
As peças foram localizadas em Sanxingdui, uma área próxima à capital provincial de Chengdu. Alguns especialistas citados pela CNN dizem que os itens podem ajudar a explicar o antigo estado de Shu, um reino que governou na bacia de Sichuan ocidental até ser conquistado em 316 a.C.
Além da máscara de ouro, arqueólogos descobriram peças em bronze, folhas de ouro e artefatos feitos de marfim, jade e osso, informou a CNN. Também foi descoberta uma caixa de madeira ainda não aberta e um vaso de bronze com desenhos em forma de coruja.
50 mil artefatos descobertos desde 1920
Mais de 50 mil artefatos antigos foram encontrados em Sanxingdui desde a década de 1920, quando um fazendeiro local acidentalmente se deparou com uma série de relíquias no local. Um grande avanço ocorreu em 1986, com a descoberta de dois poços cerimoniais contendo mais de mil itens, incluindo máscaras de bronze bem preservadas.
Após um longo hiato nas escavações, um terceiro poço foi encontrado no final de 2019, levando à descoberta de mais cinco no ano passado. Especialistas acreditam que os poços foram usados para sacrifícios, o que explicaria o fato de muitos dos itens terem sido queimados quando foram enterrados.
Embora ainda não seja reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, Sanxingdui está na lista de candidatas da organização para uma possível inclusão futura. Juntamente com outros sítios arqueológicos de Shu, a região é considerada pela ONU como um excelente representante da Civilização da Idade do Bronze da China, leste da Ásia e até mesmo do mundo.