close

Conheça o material mais eficiente do mundo para gerar energia termoelétrica

Cientistas sul-coreanos e americanos anunciam criação de policristal que já está sendo usado pela Nasa em uma missão em Marte

Policristal de seleneto de estanho, material eficiente para gerar energia termoelétrica

Policristal de seleneto de estanho é usado no rover Perseverance que pousou em Marte em fevereiro | Foto: Northwestern University

Cientistas da Coréia do Sul e dos Estados Unidos criaram um novo material para gerar energia termoelétrica (a partir de calor) que até hoje é o mais eficiente já registrado.

Trata-se do policristal de seleneto de estanho, que é usado atualmente no Rover Perseverance, da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

O veículo espacial encontra-se atualmente em uma missão em Marte.

O detalhamento da obtenção do material que gera energia termoelétrica foi publicado na segunda-feira, 2, em artigo na revista científica Nature Minerals.

Todo o estudo o estudo foi conduzido por pesquisadores das universidades Nacional de Seul e Northwestern.

Benefícios ao meio ambiente

A importância do policristal de seleneto de estanho transcende o uso espacial e tem potencial de afetar positivamente o meio ambiente terrestre.

Por mais que a energia termoelétrica não seja considerada 100% limpa, seu uso ajuda na eficiência energética, o que reduz o impacto ambiental da tecnologia.

A indústria de de papel e celulose, por exemplo, utiliza usinas do tipo para reaproveitar restos de madeiras, folhas e outros materiais orgânicos para produzir energia elétrica.

Rover Perseverance, da Nasa, que contém o policristal de seleneto de estanho em sua estrutura | Foto: Nasa

Nesse sentido, o novo material pode aumentar a eficiência energética, absorvendo o calor residual que é perdido nas atividades industrias e até no funcionamento de um carro, por exemplo, e transformando em eletricidade.

A perda de energia produzida por combustíveis fósseis com o calor residual pode chegar a 65%.

Sendo assim, o policristal pode auxiliar máquinas industriais pesadas, veículos e navios a reduzir a queima dos combustíveis para gerar sua própria energia, reduzindo o consumo e emissão de poluentes.

“Estamos nos concentrando no desenvolvimento de um material de baixo custo e alto desempenho e que impulsione os dispositivos termoelétricos para uma aplicação mais difundida”, afirmou o cientista Mercouri Kanatzidis ao portal da Universidade Northwestern.

Como funciona um material que gera energia termoelétrica

Como todos os materiais termoelétricos têm a capacidade de absorver o calor resultante da geração de energia.

O segredo para sua eficiência está no seu interior, que impede o aquecimento do lado oposto do componente, o que indicaria a perda de calor.

Assim, o material consegue converter o calor que se transforma em energia elétrica sem perdas e é transmitido por fios.

Para que esse resultado seja alcançado, o material precisa ser estável a altas temperaturas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra