close

Melhores universidades do mundo: USP entra no ranking em 44 áreas

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 44 das 51 áreas avaliadas na edição 2022 do QS World University Ranking by Subject

USP

Em 25 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição | Foto: Divulgação

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 44 das 51 áreas específicas avaliadas na edição 2022 do QS World University Ranking by Subject.

Desse total, 11 áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores: Odontologia (11ª posição); Engenharia de Minérios e Minas (31ª); Engenharia do Petróleo (32ª); Geografia (38ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (41ª); Antropologia (42ª); Arquitetura (44ª); Agricultura e Silvicultura (48ª); Ciências do Esporte (49ª), sendo a única brasileira a figurar nesta lista; e Sociologia (49ª).

Saiba mais

Em 25 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em cinco áreas, entre as 150 melhores; e, em três áreas, entre as 200 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciências da Vida e Medicina (61ª), Artes e Humanidades (68ª), Ciências Sociais e Administração (74ª), Ciências Naturais (77ª) e Engenharia e Tecnologia (96ª).

Ranking das melhores universidade do mundo avaliou mais de 1,5 mil instituições

Para a edição deste ano, o ranking avaliou 1.543 instituições de 88 países. Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com cinco indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas, índice H e International Research Network), adaptados de acordo com cada área específica.

“A edição deste ano do QS World University Rankings por Disciplina fornece algumas notícias positivas para o setor de ensino superior brasileiro: sua principal universidade, a USP, continua a afirmar seu status como potência de pesquisa no continente”, afirmou o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter.

Mais informações sobre este ranking podem ser obtidas no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Confira, na tabela a seguir, as classificações obtidas pela Universidade:

Fonte: Jornal da USP

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra