close

Menino Xavante é primeira criança vacinada do Brasil

Vacinação de crianças em São Paulo começa na segunda-feira, mas o garoto davi, de 8 anos, da etnia Xavante, já recebeu a primeira dose

Menino Xavante

Davi, de 8 anos: primeira criança brasileira vacinada contra a covid-19 | Foto: Divulgação

O menino indígena com deficiência motora chamado Davi Seremramiwe, da etnia Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid-19 no Estado de São Paulo, no início da campanha de imunização da faixa etária de 5 a 11 anos.

A campanha de vacinação das crianças está prevista para começar na capital paulista na próxima segunda-feira, 17.

O pai de Davi, cacique chefe da etnia xavante no Mato Grosso, participou da cerimônia por vídeo chamada. “Que seja tomada a vacina. A vacina temos de tomar. Não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. E aí, para a nova geração, será seguro quando voltarem às aulas”, disse ele.

Outras crianças portadoras de deficiência ou com comorbidades também receberam a vacinação de forma simbólica nesta sexta-feira, 14.

O primeiro lote com 1,2 milhão de doses da Pfizer, a única vacina autorizada para ser aplicada nesta faixa etária até o momento, chegou ao Brasil na quinta-feira, 13.

Governo paulista quer criança vacinada também com Coronavac

A remessa com 1,2 milhão de doses desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo). Cerca de 248 mil doses são direcionadas ao Estado paulista. A imunização para a faixa etária de 5 a 11 anos deve ter atendimento preferencial ao público com deficiências, comorbidades, indígenas e quilombolas.

No mesmo dia em que recebeu as vacinas, o Estado de São Paulo abriu o pré-cadastro de crianças dos 5 aos 11 anos para a vacinação contra o coronavírus. Pais e responsáveis podem fazer o registro no portal Vacina Já (clique aqui).

O governo paulista espera que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove na próxima semana a aplicação da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças de 3 a 11 anos. “Caso isso aconteça, teremos condição de agilizar fortemente a vacinação não só em São Paulo, mas em todo o Brasil”, disse o governador João Doria.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra