close

Merck pede autorização para remédio oral contra a covid na Europa

Agência Europeia de Medicamentos iniciou processo de licenciamento acelerado do molnupiravir, remédio oral contra covid-19, a pedido da Merck

merck

Se aprovado, medicamento será o primeiro para tratamento para covid-19 que dispensa agulhas | Foto: Getty Images

A empresa farmacêutica Merck pediu à Agência Europeia de Medicamentos para autorizar seu tratamento antiviral contra a covid-19, a primeira pílula oral para tratar a doença.

Em um comunicado nesta segunda-feira, 25, a Merck disse que o regulador de medicamentos da União Europeia iniciou o processo de licenciamento acelerado para molnupiravir.

Se conseguir a luz verde para o medicamento, este seria o primeiro tratamento para covid-19 que não precisa ser administrado através de agulhas ou infusões intravenosas.

Com ação sobre a enzima que viabiliza a multiplicação do vírus no organismo, o medicamento interrompe o processo inflamatório danoso causado justamente pelo aumento da concentração viral nos órgãos humanos. 

Merck pediu autorização para uso também nos Estados Unidos

No início deste mês, a Merck pediu à Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA autorização para o molnupiravir, e uma decisão é esperada dentro de semanas.

A empresa informou este mês que a pílula mostrou-se eficiente para reduzir as internações e óbitos pela metade entre pacientes com sintomas precoces de covid-19.

Uma pílula antiviral que as pessoas poderiam tomar em casa para reduzir seus sintomas e obter a recuperação mais rápida poderia ser inovadora, aliviando a carga de casos que sobrecrregam os hospitais. O medicamento poderia ajudar a conter a conter surtos em países mais pobres com sistemas de saúde fracos.

Também reforçaria uma abordagem de duas pontas para a pandemia: tratamento, por meio de medicação, e prevenção, principalmente através da vacinação.

O molnupiravir está em fase de aprovação de uso emergencial, mas sua fabricante, a Merck, está tão certa da autorização que já trabalha na produção de 10 milhões de tratamentos com o medicamento. E negocia com muitos países a tecnologia para a fabricação local. No Brasil, a conversa é com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra