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Merck tem crescimento e lucro bem acima da expectativa do mercado

Após resultados acima das expectativas, Merck eleva projeção de crescimento em 2022 para a faixa de 18% a 20%

Merck

O segmento farmacêutico cresceu 28% impulsionado pelos setores de oncologia, vacinas e produtos hospitalares para cuidados intensivos | Foto: Getty Images

A Merck reportou resultados fortes no segundo trimestre. As vendas totalizaram US$ 14,6 bilhões, um aumento de +28% em relação ao segundo trimestre de 2021 e acima do esperado pelo consenso de US$ 13,85 bilhões. O lucro por ação foi de US$ 1,87, acima da expectativa de mercado de US$1,69.

O segmento farmacêutico cresceu +28% na comparação anual, impulsionado principalmente pelos setores de oncologia, vacinas e produtos hospitalares para cuidados intensivos. A pandemia de covid-19 afetou desfavoravelmente as vendas no segundo trimestre de 2021 em aproximadamente US$ 400 milhões, o que impactou favoravelmente a taxa de crescimento no segundo trimestre deste ano.

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O crescimento em oncologia foi em grande parte causado pelo aumento de vendas Keytruda, que cresceu +26% a/a para US$ 5,3 bilhões no trimestre. O crescimento das vendas globais de Keytruda reflete um forte impulso contínuo de indicações metastáticas.

As vendas de Saúde Animal totalizaram US$ 1,5 bilhão no segundo trimestre de 2022, estável em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados foram obtidos principalmente por conta de produtos pecuários, refletindo a maior demanda global por produtos de ruminantes e aves. As vendas de produtos para animais de companhia foram impulsionadas principalmente pela linha de produtos parasiticida Bravecto (fluralaner).

A margem bruta foi de 74,7%, em comparação com 76,5% no 2T21. A redução na margem bruta reflete principalmente os impactos do Lagevrio, que tem uma margem bruta menor devido à participação nos lucros com Ridgeback, bem como pelas maiores baixas de estoque e custos de fabricação. A queda da margem bruta foi parcialmente compensada pelos efeitos favoráveis do mix de produtos.

Do lado dos custos, o destaque ficou para P&D que reportou um número de US$ 2,8 bilhões, em comparação com US$ 4,3 bilhões do ano anterior. A redução reflete principalmente um encargo de US$ 1,7 bilhão no ano anterior pela aquisição da Pandion. O declínio foi parcialmente compensado por maiores gastos com desenvolvimento clínico, maior remuneração e benefícios e maiores investimentos em tecnologia para apoiar a habilitação digital das operações de pesquisa da Merck.

A companhia também aumentou o guidance de vendas esperado para o ano de 2022, em que prevê que as vendas fiquem entre US$ 57,5 bilhões e US$ 58,5 bilhões, refletindo o crescimento anual de 18% a 20%, incluindo o impacto negativo do câmbio de aproximadamente 3%. O ponto médio do guidance estaria levemente abaixo das expectativas de consenso de mercado para o ano.

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