Metaverso: conheça 5 avatares que se tornaram influenciadores digitais
Plataforma Distrito elenca algumas das principais representações virtuais de seres humanos que têm engajado o público
26/12/2021Uma dos assuntos que chegam ao fim de 2021 com status de ‘viral’ é o metaverso.
O conceito batizado por Mark Zuckerberg, fundador da Meta (dona do Facebook), abriu ainda mais os olhos para a tendência de um universo digital compartilhado.
A dinâmica desse novo ambiente está na união das realidades aumentada e virtual, com a representação dos seres humanos na forma de avatares.
Antes do ‘batismo’ oficial do metaverso, estes seres virtuais já vinham sendo utilizados para interação com o público por meio de diversos canais, como nas redes sociais, por exemplo.
Nesse sentido, alguns deles têm almejado o título de influenciadores digitais, devido ao alto nível de identificação e capacidade de engajamento junto aos seus seguidores.
Com isso, a plataforma de inovação Distrito elencou cinco avatares de todo o mundo – inclusive do Brasil – que já podem ser inseridos neste seleto grupo.
5 avatares influenciadores do metaverso
1. Satiko (Sabrina Sato)
A primeira da lista da Distrito é a personagem Satiko, inspirada e lançada pela apresentadora brasileira Sabrina Sato. O avatar é uma criação da Biobots Tech, startup que se define como “agência de influenciadores virtuais”. A conta de Satiko no Instagram já tem 20,3 mil seguidores e traz publicidade de marcas como Lojas Renner (LREN3) e até um ensaio para a publicação Vogue Brasil. “Satiko nasceu com a proposta de ampliar a forma como interajo e me comunico com vocês. Ela viverá experiências que não tenho tempo de viver e produzirá um conteúdo diversificado. Satiko tem vida e personalidade próprias”, afirmou Sabrina Sato, em sua conta no Instagram.
2. Ayayi
Em maio deste ano, os chineses conheceram a Ayayi, avatar criado para o metaverso pela Ranmai Tecnologia. Ela está em uma plataforma de mídia social e comércio eletrônico chamada Xiaohongshu. Em sua primeira postagem, alcançou três milhões de visualizações.
3. Shudu Gram
Uma das primeiras avatares virtuais influencers, segundo a Distrito, Shudu Gram foi criada em 2017 pelo fotógrafo britânico Cameron-James Wilson. Em sua conta oficial no Instagram, ela se autodenomina “primeira supermodelo digital do mundo”. Entre seus posts estão alguns feitos em parceria com marcas como a montadora sul-coreana Hyundai e a luxuosa da moda Christian Louboutin.
4. Lil Miquela
Miquela Sousa, conhecida como Lil Miquela (conta no Instagram), é uma modelo e influenciadora digital brasileira-espanhola com mais de 3,1 milhões de seguidores. Em 2018, ela se destacou ainda mais nos holofotes ao ter sua conta hackeada, com fotos postadas ao lado de influenciadora digital chamada Bermuda, conhecida por ser apoiadora do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lil Miquela já fez parcerias com marcas como Prada e Spotify.
5. Noonoouri
Personagem digital. Ativista. Vegana. É com essas três características que a influenciadora Noonoouri se define em sua conta no Instagram. Ela tem 386 mil seguidores na referida rede social e realiza postagens que vão desde mensagens de conscientização sobre a crise humanitária no Afeganistão e o Dia Mundial da Aids até publicidade de grifes como Balenciaga e Tod’s Milano.